Centenas de ações culturais movimentaram Goiânia em 2023
A cultura goianiense recebeu ainda mais protagonismo em 2023, com realização de mais de 400 ações, festivais e eventos sempre de forma gratuita. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), a gestão do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, reforçou o compromisso de investir em todas as modalidades e desenvolveu mais de 40 projetos de democratização de arte e cultura.
O Calendário Cultural 2023, lançado no início do ano pela Prefeitura de Goiânia, incluiu atrações tradicionais, como Chorinho, Canto de Ouro, FestCine e concertos da Orquestra, além de novas iniciativas, como Tenda Cultural, Festival de Teatro Popular, Festival de Música e Riso, Goiânia em Arte Door, Palco Aberto, Semana da Cultura Hip Hop, Tributos na Estação e Goiânia Homenageia Grandes Nomes.
Durante o mês de outubro, em comemoração aos 90 anos de Goiânia, a Prefeitura realizou o circuito cultural para movimentar todas as regiões da cidade com shows de artistas de projeção nacional, além de abrir o palco a artistas regionais. “Para além dos shows de artistas nacionais, nossos palcos são democráticos e abertos a todos que produzem arte. Goiânia chegou a 90 anos com um olhar voltado para o futuro, investindo em infraestrutura e valorizando a cultura”, afirma o prefeito Rogério.
A programação organizada pela Prefeitura de Goiânia para o aniversário de 90 da cidade incluiu shows de Leonardo, Gian & Giovani, Rio Negro & Solimões, Guilherme & Santiago, Amado Batista, Di Paullo e Paulino, Leo Magalhães, Ira! e Casa Worship. As apresentações aconteceram em bairros como o Setor Recanto das Minas Gerais, Parque Atheneu, Morada do Sol, Vila Mutirão, Bairro Goyá, Jardim América e Centro.
Confira ações desenvolvidas durante o ano:
Chorinho
Foram 10 edições, com 20 grupos musicais e presença de mais de 5 mil pessoas. O evento ocorre quinzenalmente, sempre sexta-feira, na antiga Estação Ferroviária, localizada na Praça do Trabalhador, no Setor Central, e proporciona à comunidade apresentações variadas de choro e samba em ambiente aberto, valorizando a junção de patrimônio cultural imaterial (choro) e patrimônio cultural material (Antiga Estação Ferroviária).
Tenda Cultural
Foram 50 edições, com participação de 25 mil pessoas. O objetivo do projeto é descentralizar e democratizar a cultura, levando, semanalmente, apresentações musicais a espaços abertos, como praças, parques e locais onde ocorrem eventos tradicionais em Goiânia, como a Feira de Antiguidades e o encontro de motociclistas. A proposta é proporcionar acesso fácil a shows musicais, que geralmente ocorrem em bares, boates e locais pagos. Além disso, o projeto visa valorizar artistas e bandas locais.
Sexta Cultural
Apresentações culturais de 50 artistas que ocorrem mensalmente nas ruas de diversos bairros da cidade, valorizando os artistas de rua e a cultura popular.
Concertos da Orquestra Sinfônica
Foram 87 apresentações semanais em locais diversos com objetivo de promover e divulgar a música sinfônica, além de apoiar a música de câmara e lírica a serviço do desenvolvimento cultural de Goiânia.
Festival Goiânia Humor em Cena
Shows de stand-up com humoristas goianos que ocorrem durante o mês de junho. A programação é anunciada com antecedência pela Prefeitura de Goiânia. Em 2023 contou com 1,5 mil pessoas.
Grande Arraial de Goiânia
Com entrada aberta e gratuita, o evento contou este ano com 20 quadrilhas e 1,5 mil pessoas. Objetivo é promover e motivar os grupos de quadrilheiros goianos e é referencia de festa junina na Capital, com a propagação, manutenção e preservação dos costumes locais, regionais e tradicionais, dentro do âmbito cultural junino.
Festival de Teatro Popular
Mostra de teatro popular de 40 grupos em 2023. Objetivo é promover e potencializar as produções cênicas locais. Ocorre sempre no mês de agosto.
Festival Goiânia em Cena
Realizado em outubro, o festival teve participação de 3 mil pessoas. O evento objetiva fortalecer a cena cultural goianiense, e presenteia o público com uma diversidade de opções artísticas para o entretenimento de toda a família.
Goiânia de todas as Cores
Festival tem objetivo de promover a popularização da cultura LGBTQIAPN+ pensada, produzida e difundida por artistas goianienses. Os shows musicais, performáticos e teatrais, além das oficinas, ocorrem de março a dezembro.
Tributos da Estação
O projeto traz como proposta a realização de tributos a grandes nomes, nas quatro estações ao longo do ano, envolvendo sempre bandas cover locais e DJs convidados a cada edição, que ocorre trimestralmente.
Encontro de Folia
Ação única realizada no mês de janeiro para promover a divulgação e interação de grupos, enriquecendo valores e enaltecendo as crenças junto à comunidade. Encontro de grupos de Folia de Reis e Catira de Goiânia, municípios goianos entre outros. Este ano foram 70 grupos e participação de 5 mil pessoas.
Goiânia Canto de Ouro
Festival com a participação de cantores e bandas musicais para apresentação no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. É realizado no mês de maio.