Campanha em shopping da capital incentiva doação de sangue e medula
O Shopping Estação Goiânia, no Setor Central, recebe unidade móvel do Hemocentro Goiás nesta quinta-feira (09 de maio), das 08h às 16h, onde cerca de 150 alunos do curso de biomedicina do Centro Universitário Estácio de Goiás farão a doação e também ajudarão no atendimento ao público que for doar e se cadastrar no Redome
Segundo o Ministério da Saúde (MS), só 1,4% da população brasileira doa sangue com regularidade. Ou seja, menos da metade do índice considerado ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que leva os bancos de sangue do país a operarem sempre no limite de seus estoques.
E é justamente com o objetivo conscientizar as pessoas sobre esse ato simples, mas de grande importância para salvar vidas, é que o Shopping Estação Goiânia, em parceria com o curso de biomedicina do Centro Universitário Estácio de Goiás, recebe nesta quinta-feira (09 de maio), das 08h às 16h, a unidade móvel do Hemocentro Goiás. A ação solidária, que será aberta ao público em geral, será realizada no estacionamento do centro de compras, que fica no Setor Central.
Em sua 5° edição, a iniciativa contará com a participação de cerca de 150 alunos do centro universitário, que irão revezar entre doação e o trabalho de assistência para receber os doadores. A estimativa é que cerca de 120 bolsas de sangue sejam coletadas durante o trabalho.
A professora do Centro Universitário Estácio de Goiás e mestre em Medicina Tropical e Saúde Pública, Daynara de Lima Paiva Vilar, explica quais são os critérios para ser um doador de sangue. “É necessário estar com a saúde em dia, pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos, no caso de quem for da terceira idade. Lembrando que menores de 18 anos só podem doar com o consentimento formal dos responsáveis”, enfatiza a biomédica. Ela também explica que a coleta padrão para todos os doadores é de 450 ml de sangue, e a doação pode ser realizada até três vezes por ano, no caso das mulheres, e quatro vezes entre os homens.
Daynara de Lima ainda destaca que uma única doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas. “Isso porque, o sangue coletado é separado em diferentes componentes, como hemácias, plaquetas, plasma, entre outros, o que o torna capaz de beneficiar mais de um paciente”, revela.
Medula
A ação que será realizada no estacionamento do Shopping Estação irá também realizar novos cadastros para doadores de medula óssea. Para uma pessoa fazer parte do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) é preciso ter entre 18 e 35 anos de idade (doador permanece no cadastro até 60 anos e pode realizar a doação até esta idade), estar em bom estado geral de saúde, não ter nenhuma doença impeditiva para cadastro e doação de medula óssea. Além desses critérios, quem quiser ser um doador de medula óssea precisa levar ao hemocentro mais próximo um documento de identificação oficial com foto.
Conforme explica o coordenador de marketing do Shopping Estação Goiânia, Rayam Saraiva, a ação promete servir como incentivo à doação de sangue e de medula óssea. “Dessa forma, o grande público pode entender melhor sobre a importância e os benefícios de ser um doador, além de ajudar no reabastecimento dos estoques de sangue e medula óssea do Hemocentro em Goiânia”, ressalta.
Ainda de acordo com Daynara, embora não faltem comprovações sobre a importância da doação de sangue e sobre como o ato não afeta a saúde do doador, frequentemente os estoques de sangue estão baixos nos hospitais, cenário que não é diferente em Goiás. “Nossa expectativa é poder contribuir para que o estoque do Hemocentro seja sempre abastecido e distribuído para toda a rede de doação de sangue nos hospitais de todo estado e Brasil, ainda mais diante de calamidades como o que está acontecendo no Rio Grande do Sul”, complementa.