Campanha de vacinação H1N1 em Catalão

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1 segue a todo vapor. Em Catalão, desde 10 de Abril as doses estão disponíveis em cada uma das 14 (UBS’s) Unidades Básicas de Saúde. São 12 postos abertos no município e um em cada distrito: Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde. A vacina é oferecida gratuitamente à população, mais especificamente aos grupos considerados de risco.

Até o fim da campanha, incluindo todos os grupos prioritários 25.165 pessoas precisam ser imunizadas. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% do público de cada grupo. E nesta primeira semana (de 10 a 18/04) 2.333 crianças foram vacinadas, sendo que a meta é imunizar 7.121, ou seja, a cobertura foi de apenas 32,76%. Neste mesmo período, também foram vacinadas gestantes e puérperas. O público atingido de grávidas foi de 493, enquanto que a meta é de 1.098 (44,9%). Já as mulheres que deram à luz até 45 dias, 80 foram imunizadas. A meta é 180 (44,4%).

Com a coberturas bem abaixo do esperado, principalmente das crianças, na próxima semana começa o segundo grupo. De 22/04 a 26/04 (segunda à sexta-feira) será a vez dos profissionais de saúde. Precisam ser imunizados em Catalão 1.932 pessoas.

Sobre a Campanha Nacional

Tem direito à vacina na rede pública apenas pessoas pertencentes aos chamados grupos prioritários. Esse ano, a campanha nacional traz uma novidade: a ampliação da imunização para crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias). Antes, a idade máxima era 5 anos.

Além das crianças, devem se vacinar adultos com 60 anos ou mais de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Previous Article
Next Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.