Campanha Alerta Amarelo será abordada em evento nacional realizado em Goiânia

Doença que afeta o fígado e pode levar à morte vai ser debatida durante encontro que engloba o 18º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia e Hepatologia Pediátricas; 4º Congresso Brasileiro de Nutrologia Pediátrica; e 1º Simpósio de Suporte Nutricional em Pediatria

Entre os dias 06 e 09 de abril o Centro de Convenções de Goiânia será palco de um encontro que reunirá pediatras de várias regiões do Brasil para um evento que envolve três encontros simultâneos: o 18º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia e Hepatologia Pediátricas; 4º Congresso Brasileiro de Nutrologia Pediátrica; e 1º Simpósio de Suporte Nutricional em Pediatria.

A programação, realizada pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), em parceria com a SGP (Sociedade Goiana de Pediatria), vai discutir inovações científicas e apresentar atualizações voltadas para a gastroenterologia, hepatologia, nutrologia e suporte nutricional.

Alerta Amarelo

As discussões do evento relacionadas ao Alerta Amarelo, campanha de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da atresia de vias biliares (AVB) – uma doença do fígado e de ductos biliares que ocorre em recém-nascidos – acontecem em um cenário onde o assunto ainda é pouco debatido pela sociedade geral. Uma estimativa da SBP aponta que 50% dos casos de transplante hepático em crianças acontecem por conta do problema, que afeta um em cada 15 mil bebês.

Os principais sintomas da AVB são a icterícia (pele e olhos amarelados), urina que mancha a fralda (colúria) e fezes esbranquiçadas ou acinzentadas (acolia) ou amarelo pálido (hipocolia fecal). A falta do diagnóstico adequado pode permitir a evolução da doença para a falência hepática e a morte.

Programação

Os três encontros simultâneos são os primeiros grandes eventos da pediatria realizados em Goiás após as restrições da pandemia. Com as flexibilizações, a expectativa é de um público de mais de 800 especialistas já na abertura. 

Além da temática da AVB, a programação contempla temas que abrangem a alergia alimentar; constipação intestinal; dor abdominal recorrente; interpretação de exames genéticos na hepatologia; criança com paralisia cerebral; doença inflamatória de início precoce; papel do microbioma; e transplante hepático. Doenças autoimunes do fígado, esofagite, micronutrientes, desafios da doença celíaca, fibrose cística, intolerâncias alimentares e obesidade infantil também serão assuntos abordados no evento. 

Paralela às discussões científicas está programada uma visita da presidente da SBP, Luciana Rodrigues, e dos demais membros das entidades organizadoras do evento ao Hospital Estadual da Criança e do Adolescente. Os representantes vão conhecer no dia 08 (sexta-feira) as instalações da unidade que foi inaugurada em fevereiro e é considerada referência para o atendimento pediátrico na rede pública em Goiás.  

A presidente da SGP, Marise Tofoli, avalia que a realização do evento na capital mostra a força da pediatria de Goiás. “Por aqui temos renomados especialistas e hospitais que oferecem tratamento de ponta para as nossas crianças. Receber esses grandes encontros em Goiânia representa um marco positivo para os profissionais da saúde e também para a comunidade local”, comenta. 

Previous Article
Next Article