Caiado participa da abertura da 58º Exposição Agropecuária de Goiânia

O governador Ronaldo Caiado participou, na quinta-feira (11/11), da abertura da 58ª Exposição Agropecuária de Goiânia. Dentro da programação é realizada, ainda, a 16ª Expoinel Goiás, referência em apresentação de gado da raça Nelore no Brasil, e a 1ª Exposição Internacional do GIR leiteiro (ExpoGir), com apresentação de animais e torneios com julgamento de raças. Os eventos devem gerar um faturamento total de R$ 150 milhões.

“O setor produtivo primário merece respeito e condições dignas para que a renda chegue ao campo”, afirmou o governador ao lembrar de sua trajetória de luta, na vida pública, ao lado dos produtores rurais brasileiros. “Eu tenho orgulho de ser produtor rural”, disse Caiado. Durante o evento, ele recebeu o troféu Amigos da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura.

Além de refletir sobre os desafios atuais da agricultura no país, o governador relembrou os tempos de parlamento na Câmara dos Deputados, em Brasília, quando a imagem do homem do campo, segundo ele, era estereotipada. De acordo com Caiado, o tempo, a articulação política, os resultados superavitários na economia, a geração de emprego no setor produtivo rural, mudaram a visão sobre o agricultor brasileiro. “É um homem preparado, trabalhador e que tem conteúdo para o debate político”, afirmou.

A 58ª Exposição Agropecuária de Goiânia promovida pela Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) é voltada para a negociação entre produtores rurais. A feira será marcada por leilões, julgamentos, novidades nas áreas tecnológicas, palestras e discussões sobre vários assuntos, além da movimentação em negócios.

Segundo o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, os animais expostos representam a excelência genética que criadores goianos têm alcançado no rigoroso processo de pesquisa e tecnologia implementado no campo. “Goiás terá a melhor genética desse país”, afirmou o secretário.

Tiago também destacou o trabalho desenvolvido entre o Estado, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), e a Associação Brasileira de Criadores de Zebu ETR Goiânia (ABCZ) para o fortalecimento da agricultura familiar. “Nosso trabalho tem levado aos pequenos produtores a oportunidade de terem rebanho de maior qualidade e serem mais competitivos no mercado”, ponderou.

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu ETR Goiânia, Rivaldo Machado Borges, enalteceu a atuação em conjunto com a Emater. De acordo com ele, a aliança entre as entidades leva capacitação ao homem do campo. “A Emater é o nosso braço direito. Com ela, por meio do Pró-genética, o pecuarista da agricultura familiar vê que é possível ter um touro produtor de carne ou produtor de leite”, disse Rivaldo.

O presidente da SGPA, Eurico Velasco, destacou a parceria com o Governo de Goiás e o trabalho que o Estado desempenha para melhorar as condições de vida, produtividade e escoamento da produção do homem do campo. “As estradas estão melhores e o produtor rural hoje tem segurança de morar na fazenda com o trabalho da patrulha rural”, lembrou Velasco.

Previous Article
Next Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.