BPO: terceirizar o financeiro pode fortalecer a gestão das empresas
O BPO Financeiro vem do inglês (Business Process Outsourcing) que significa Terceirização de Processos de Negócios. Essa é uma tendência que está ganhando espaço ao transferir áreas administrativas para empresas terceirizadas e especializadas. Ainda considerado uma ferramenta nova, o BPO Financeiro pode representar um desenvolvimento dentro da empresa.
Segundo pesquisa do Sebrae, aproximadamente 60% das causas de fechamento das empresas estão associadas ao departamento financeiro. Falhas nas movimentações, inconformidades nos registros, problemas no acompanhamento de fluxo de caixa são alguns exemplos que podem apontar problemas na saúde financeira de uma empresa, independente do porte.
Quando as operações da gestão financeira de uma empresa estão sob a responsabilidade de profissionais especializados, é possível aumentar o nível de produtividade além de reduzir as chances de erros manuais.
O empreendedor que opta pelo BPO Financeiro pode observar uma contínua melhora na realização dos processos e aumento da eficiência; serviços flexíveis, fator que ajuda nas mudanças de demandas do mercado; redução e controle de custos operacionais; resultados rápidos; recebimento de informações estratégicas; além também de ter dados mais assertivos para a tomada de decisões.
Com esse serviço é possível que os profissionais atuem nas rotinas financeiras das empresas, para que o empreendedor possa focar no desenvolvimento do negócio. O BPO Financeiro pode atuar nas seguintes operações de uma empresa: emissão de documentos fiscais, conciliação bancária, elaboração do fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, gestão de indicadores e análise de crédito, por exemplo.