AUGUSTA ROBUSTA REALIZA ODE AOS CORPOS REAIS COM LANÇAMENTO DE DOCUMENTÁRIO E COLAGEM DE LAMBES POR GOIÂNIA
Projeto de combate à gordofobia reúne audiovisual, fotografia e moda em ações a partir do lançamento do curta documental homônimo, em 16 de dezembro, sexta-feira, às 18h, no perfil @augustarobusta no Instagram
Ode aos Corpos Reais, documentário de 12 minutos dirigido e roteirizado por Fabiana Assis e produzido por Marcelle Vaz (Augusta Robusta), será lançado na próxima sexta-feira, 16 de dezembro, às 18h, no perfil @augustarobusta no Instagram, onde também estará disponível o making of fotográfico do filme. E de 17 a 19 de dezembro, partindo da Vila Cultural Cora Coralina, sempre às 14h, acontece a ação de distribuição de catálogos e colagem de cartazes (lambes) com frases empoderadoras e de combate à gordofobia por espaços culturais de Goiânia.
Todas essas ações compõem o projeto Ode aos Corpos Reais, contemplado pelo Edital de Arte Feminina da Lei Aldir Blanc. “A ideia é demonstrar como o processo de fabricação das roupas da Augusta Robusta e o trabalho de ativismo que exerce em prol de uma moda mais democrática, inclusiva e sustentável são a própria definição de arte feminina feita por mulheres para mulheres”, afirma Marcelle Vaz, idealizadora do projeto e da marca Augusta Robusta.
O objetivo do projeto é provocar o olhar sobre o corpo real, chamado erroneamente de “fora do padrão”, com suas curvas, celulites e dobras naturais, para ampliar e repensar a representatividade dos diferentes corpos femininos. “Queremos sublimar o ódio contra nossos corpos e homenageá-los com uma ode, para que possamos ter um olhar mais afetuoso sobre nós mesmas”, reflete Marcelle.
Documentário – Ode aos Corpos Reais conta a história da criação da marca de moda goiana Augusta Robusta, que tem o vestir como uma atitude política. No filme, acompanhamos as inspirações e motivações de Marcelle e os depoimentos de mulheres com corpos reais. Os relatos contam como o posicionamento delas diante de um mundo dominado pelos padrões impositivos do que é belo foram transformados a partir do momento que passaram a usar as roupas da Augusta Robusta.
“Quando a Marcelle me chamou pra pensar o roteiro e a direção do filme, eu logo já pensei que tínhamos que misturar cenas do documentário com a vida dela, pq as duas histórias caminham juntas. Escutar os depoimentos de tantas mulheres foi uma experiência bem mais forte e inspiradora do que eu imaginei, fiquei emocionada em muitos momentos das entrevistas”, revela a premiada cineasta Fabiana Assis, diretora e roteirista do documentário.
Doutoranda em Media Artes, pela Universidade da Beira Interior (Portugal), Fabiana Assis é mestre em Arte e Cultura Visual pela UFG e especialista em Cinema Documentário pela FGV – São Paulo. Co- roteirista do curta-metragem Eixo (2010), diretora e roteirista do curta documentário Real Conquista (2017) e idealizadora e curadora do PirenópolisDoc – Festival de Documentário Brasileiro. Em 2018, dirigiu o longa Parque Oeste. Atualmente pesquisa sobre as mulheres refugiadas na fronteira com a Venezuela para um próximo filme.
Augusta Robusta – “Persona” ativista em favor dos diferentes corpos femininos e contra a misoginia e a pressão estética imposta pelo patriarcado, a Augusta Robusta provoca a sororidade, a libertação e o amor próprio entre as mulheres, estimulando-as a se reconhecerem lindas e únicas ao promover o olhar de valorização sobre o próprio corpo.
Nascida das vivências e experiências de sua idealizadora, a DJ e pesquisadora doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB), Marcelle Vaz, a Augusta Robusta, desde a sua criação, no final de 2017, tem a preocupação não somente de oferecer roupas acessíveis, irreverentes e com uma modelagem que vai da numeração 44 à 60, como também promover eventos culturais que provoquem o acolhimento entre as mulheres “fora do padrão”.
Suas mídias sociais hoje reúnem, juntas, mais de 30 mil seguidoras que acompanham diariamente o seu processo artístico de fazer roupas para corpos reais. A página no Facebook, o perfil no Instagram e o canal no Youtube foram lançados no dia 26 de setembro de 2017, com um vídeo de apresentação da marca, concomitante com uma ação cultural contra a gordofobia realizada no 16° Festival Vaca Amarela: uma parede de “lambes” com mensagens de empoderamento foi instalada na entrada do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON); um fotógrafo profissional capturou momentos das pessoas que passavam por ali, e as fotos foram postadas nas mídias sociais.
Em 17 de dezembro de 2017, foi lançada a primeira coleção de roupas da Augusta Robusta em sua loja virtual, inteiramente construída, concebida e modelada por e para corpos reais. Nos anos de 2018 e 2019, ela participou de várias rodas de conversa e promoveu vários eventos em suas lojas físicas, como tardes de discotecagens e “bolo, café e tarô”. Em setembro de 2020, com o encerramento das atividades da loja física diante dos efeitos da pandemia da Covid-19, continuou se fortalecendo por meio do seu trabalho on-line.
Em 25 de setembro de 2022, em desfile presencial na Vila Cultural Cora Coralina, a Augusta Robusta revisitou o clássico Sonho de uma noite de verão, de Shakespeare, trazendo referências tropicais para uma floresta urbana, em sua mais recente coleção. Atualmente, segue lutando por mais espaços para as microempreendedoras individuais e pequenas produtoras e maior visibilidade para questões como pressão estética e gordofobia ao oferecer soluções criativas e irreverentes para o mundo da moda. Seu novo espaço em Goiânia, inaugurado em maio de 2022, está localizado no Edifício Aquarius Center, em Goiânia.
SERVIÇO
AUGUSTA ROBUSTA em ODE AOS CORPOS REAIS
Programação
16/12, 18h – Lançamento do documentário no instagram @augustarobusta
17 a 19/12, a partir das 14h – Colagem de lambes por espaços culturais de Goiânia. Ponto de encontro: Vila Cultural Cora Coralina
Ficha técnica do documentário
Direção e roteiro: Fabiana Assis
Produção executiva: Marcelle Vaz
Direção de fotografia, som e edição: Mayara Varalho
Assistência de produção: Sildênia Santos
Making of: Roberta Nascimento
Design gráfico: Kleyson Bastos