Ataques à imprensa: 2,7 milhões de tuítes só na segunda semana de campanha
Gráfica mostra perfis que mais repercutiram agressões à jornalista Vera Magalhães
A primeira rodada do monitoramento de ataques a jornalistas durante a campanha eleitoral brasileira feito pela organização internacional Repórteres Sem Fronteiras por meio de seu escritório na América Latina revelou a extensão da agressividade contra a mídia nas redes sociais no Brasil.
Na segunda semana de campanha, foram registrados 2.749.125 de tuítes contendo termos associados a ataques contra a imprensa.
No mesmo período foram identificadas 140 hashtags ofensivas ao jornalismo e à mídia, totalizando 937.870 tuítes com menções a ao menos uma delas. A hashtag com maior repercussão foi #GloboLixo, citada 377.007 vezes.
“Explosão” de ataques a jornalistas na campanha eleitoral
O relatório destaca que a segunda semana da campanha eleitoral foi marcada por uma explosão de insultos contra jornalistas e meios de comunicação nas redes sociais.
“As sabatinas com candidatos à presidência no Jornal Nacional mobilizaram centenas de milhares de ataques contra a TV Globo.
E uma fala agressiva do presidente Jair Bolsonaro contra a jornalista Vera Magalhães, durante o primeiro debate televisionado com os candidatos, desencadeou uma onda de insultos contra a apresentadora.
A Repórteres sem Fronteiras (RSF) alerta para um cenário de crescente hostilidade e deslegitimação da imprensa.
O engajamento geral nas contas dos 120 jornalistas monitorados no levantamento aumentou de cerca de 600 mil tuítes na semana anterior para quase 1,5 milhão nessa segunda semana de campanha eleitoral oficial.
E os ataques também cresceram na sequência. Os jornalistas que mais receberam agressões na semana foram Miriam Leitão, Milton Neves, Vera Magalhães, Andreia Sadi, Renata Vasconcellos, Eliane Cantanhêde, Ricardo Noblat, William Bonner, Reinaldo Azevedo, Bernardo Mello Franco e Marina Dias.
Também foi possível identificar no Twitter as contas que mais utilizaram as hashtags de ataques a jornalistas e veículos de imprensa. As cinco primeiras foram @marinaaddarosa @francorosito1, @cesarmo70820605, @mia41278514 e @romerossouza.
As contas possuem semelhanças no teor de suas publicações, declarando abertamente o apoio ao presidente Jair Bolsonaro por meio de foto de perfil, retweets e frases da bio, segundo os pesquisadores do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), parceiro da RSF no monitoramento.
Os ‘alvos da semana’
Os destaques da semana foram as entrevistas de candidatos à Presidência ao Jornal Nacional da Rede Globo, do dia 22 ao dia 26 de agosto, e o debate com candidatos transmitido pelo Grupo Bandeirantes e organizado em parceria com TV Cultura, UOL e Folha de São Paulo, no dia 28 de agosto.
Na primeira semana, a hashtag #GloboLixo havia alcançado 5.473 menções. Nesta segunda semana, foram mais 377 mil citações – um aumento de cerca de 70 vezes, constataram os pesquisadores.
Entre as hashtags mais compartilhadas nesse período, se destacam as que mencionam os apresentadores do Jornal Nacional, William Bonner e Renata Vasconcellos, que conduziram as entrevistas com os presidenciáveis, como #BonnerDitador (481), #BonnerLixo (292), #RenataMentirosa (281), #Bonnermentiroso (217), #BonnerIdiota(179), #RenataVasconcelosMentirosa (165) e #BonnerVaiTomarNoCool (141).