Aplicativo promove interação entre paciente, familiares e hemocentro
Tuguy (lê-se Túgui) é o aplicativo criado pela Federação Brasileira de Hemofilia (FBH), que permite conectar pacientes com o hemocentro e facilitar o acompanhamento do tratamento, por meio de registro de infusão do medicamento; registro de intercorrência por foto, áudio e texto; e atendimento de emergência pelo profissional do Centro de Tratamento de Hemofilia (CTH) de plantão em situações que causem apreensão e precisem de pronto atendimento.
Tuguy é uma palavra em Tupi Guarani com um significado especial: sangue, que significa todos os fluxos de energia interconectados no ambiente que vivemos. Tuguy é sangue que é a vida em movimento, palavra usada pelos povos indígenas da etnia Guarani e Kaiowá, que atualmente vivem no Mato Grosso do Sul.
Conheça algumas das funcionalidades do Tuguy:
- .- Aplicativo móvel nas versões Android e iOS
- – O sistema será utilizado pela equipe de profissionais do hemocentro.
- – Os menus e opções do app foram idealizados pela Federação Brasileira de Hemofilia-FBH e adaptados ouvindo primeiramente pacientes, familiares e profissionais da saúde do Hemope -Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco e posteriormente aprimorado ouvindo Hemocentros de 7 Estados.
- – Histórico de infusões e de sangramentos registrados pelo paciente ou família
- – Botão de emergência – envia uma mensagem de emergência ao telefone funcional do hemocentro cadastrado para essa demanda
- – Lembrete automático – avisa sobre o momento de fazer a infusão
- – Interface de registro da dispensação de medicamento – o profissional de saúde acessa o cadastro do paciente para registrar a dispensação de agente hemostático (respeitando rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD)
- – Canal Educativo (Canal Youtube + Interface Interativa)
- – Vídeos explicativos sobre infusão dos medicamentos disponíveis para as pessoas com hemofilia e inibidores
O Brasil é referência mundial no tratamento de hemofilia. Em 2012, conquistou tratamento preventivo (profilaxia) para todos os pacientes da coagulopatia através do SUS – independentemente da idade – diferente de outros países, onde há restrições para o tratamento da população.
Tania Maria Onzi Pietrobelli, presidente da Federação Brasileira de Hemofilia, está à disposição da imprensa para detalhar o aplicativo e demais assuntos relacionados à hemofilia.