Aparecida: vacinação c0ntra sarampo terá 28 postos

 Começa na segunda-feira (10) a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo 2020. Em Aparecida de Goiânia, 28 postos atenderão a demanda até o dia 13 de março, juntamente com todas as cidades do país. 

A coordenadora da Imunização do município, Renata Cordeiro, explica que serão duas etapas, cada uma com seu Dia D de Mobilização. Nesta primeira etapa, cujo Dia D está marcado para o dia 15 de fevereiro, serão vacinadas pessoas de 05 a 19 anos. “A campanha tem como objetivo interromper a transmissão do vírus do sarampo e também reduzir as internações e os óbitos em todo o país” – pontua.
A superintendente de Vigilância em Saúde do município, Vânia Camargo, explica que o público-alvo da campanha será crianças cinco a dezenove anos, desnutridos e imunodeprimidos. “Durante todo o ano de 2019 o município esteve na iminência de um surto do sarampo, devido ao fato de várias grandes cidades terem vivido uma situação de epidemia. Em 2020 ainda temos alguns casos na Europa e também no Brasil. Por isso, estamos mobilizando 28 unidades de saúde do município e colocando a população em alerta para a importância desta campanha, que tem o objetivo de proteger o público-alvo e melhorar toda a cobertura vacinal de nossa cidade. E não tem jeito, a única solução é vacinar – enfatiza”.
Primeira fase
A primeira fase da campanha será de 10 a 13/03 e será votada a pessoas entre 5 e 19 anos. Já a segunda fase, que acontecerá entre 03 e 30/08, tem como público-alvo pessoas entre 30 e 59 anos de idade. Na primeira o Dia D de combate ao sarampo será dia 15 de fevereiro e na segunda no dia 22 de agosto. O Sarampo é uma doença viral aguda, extremamente contagiosa, similar a uma infecção do trato respiratório superior.
Trata-se de uma doença grave, principalmente em crianças menores de cinco anos, desnutridos e imunodeprimidos. A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo. De um modo geral, todas as pessoas são suscetíveis ao vírus do sarampo.

Previous Article
Next Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.