Aparecida realiza “Semanão contra o Aedes” no setor Garavelo a partir desta segunda, 23

Agentes de saúde vão intensificar as visitas domiciliares no bairro, que é o terceiro com maior número de casos de dengue confirmados na cidade

Na próxima semana, de 23 a 28 de maio, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) vai reforçar o trabalho de prevenção ao mosquito Aedes aegypti no setor Garavelo. O local tem mais de 11.500 imóveis e é o terceiro bairro da cidade com o maior número de casos confirmados de dengue, uma das principais doenças transmitidas pelo mosquito. O “Semanão contra o Aedes” vai contar com visitas domiciliares para vistoria e orientação sobre medidas de prevenção ao inseto. Mais de 30 agentes de saúde estarão percorrendo as casas do bairro.

Além disso, nos dias 24 e 25, a SMS realizará um mutirão de coleta de pneus na região. O Aedes aegypti prolifera em água parada e as carcaças de pneus abandonadas em ruas, lotes baldios e ilhas representam o terceiro maior criadouro do mosquito. O material recolhido será destinado à reciclagem.

“Os agentes de saúde fazem visitas domiciliares diariamente, bem como outras ações rotineiras de fiscalização e orientação. Mas, sem o apoio da população não vamos conseguir vencer o mosquito. Cada um precisa fazer sua parte e manter a limpeza de seu quintal, descartando corretamente materiais que possam acumular água. Os casos de dengue têm aumentado e o cuidado vai na contramão”, afirma o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.

Dengue no município

Segundo o último boletim da SMS, referente a semana epidemiológica 19, somente neste ano já foram notificados 12 mil casos de dengue na cidade. Desses, 9.919 foram confirmados por meio de exames laboratoriais. 881 casos apresentaram sinais de agravamento e 21 foram considerados graves. Cinco pessoas faleceram em decorrência da doença. Outros 14 óbitos estão em investigação.

Dentre os bairros com maior número de casos de dengue confirmados, o Buriti Sereno lidera, com 548 registros. Em segundo lugar está o Jardim Tiradentes, com 282, seguido do Garavelo, com 278. Na quarta posição figura a Vila Brasília, com 251 confirmações, e em quinto o Jardim Alto Paraíso, com 249.

“Os números, de maneira geral, acendem o nosso alerta. Durante todo o ano de 2021 tivemos 10.646 casos notificados e 7.954. Neste ano, em cinco meses, já ultrapassamos esses números. Os dados nos colocam em situação de alto risco e por isso precisamos do apoio dos moradores. A luta contra o aedes é de toda Aparecida”, reforçou o coordenador interino de Vigilância Ambiental, Flávio Ned Alves.

Previous Article
Next Article