Alunos do Sesi campeões mundiais são homenageados pela prefeitura de Goiânia

Vencedores do Torneio Asia Pacific Open Championships 2021, uma das maiores competições de robótica do mundo, realizada de 9 a 11 de julho, virtualmente da Austrália, por causa da pandemia, 14 estudantes e 2 professores do Sesi Canaã, em Goiânia, foram homenageados nesta segunda-feira (02/08) pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos), recebendo Certificado de Honra ao Mérito pela conquista.

Integrantes da equipe Geartech, eles foram recepcionados no Paço Municipal, acompanhados do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e dos Conselhos Regionais do Sesi e Senai, Sandro Mabel, em evento com participação dos secretários municipais de Inovação, Ciência e Tecnologia, André Rodrigues, de Desenvolvimento e Economia Criativa, Paulo Henrique Rodrigues Silva, e da Educação, Welington Bessa.

Competindo na categoria First Tech Challenge (FTC) com 24 grupos do Canadá, Brasil, da Austrália, China, Romênia, Alemanha, Rússia, Nigéria, do México e da Holanda, os campeões mundiais do Sesi Goiás ficaram em primeiro lugar no Prêmio Inspiração (Inspire Award), principal da competição, pelo robô que construíram. O time também levou o 3° lugar do Prêmio Pensamento Criativo e Melhor Robô e Finalistas da Aliança.

“A homenagem é mais do que justa, um reconhecimento ao esforço e o conhecimento desses jovens para levar ao mundo inteiro o nome de nossa capital, de nosso Estado e de nosso País. São jovens que batalham por seus objetivos, por isso é importante fortalecer essa juventude para manter esse foco”, disse o prefeito Rogério Cruz, salientando que o Brasil está atrasado em tecnologia e é animador ver jovens investindo em conhecimento, com resultados tão expressivos.

O secretário municipal de Educação, Welington Bessa, destacou o trabalho de parceria entre a Prefeitura de Goiânia e as instituições Sesi e Senai, que começa a apresentar resultados frutíferos e boas perspectivas para o futuro em diversas áreas, observando que o município também vem investindo na educação, com a instalação de laboratórios de robótica e espaço maker.

Para o presidente da Fieg, Sandro Mabel, a nova conquista mundial dos estudantes do Sesi Goiás é reflexo dos investimentos feitos na modernização e melhoria do ensino, com valorização de docentes e atualização e ampliação de unidades e laboratórios. “As escolas Sesi e Senai formam campeões. É assim que Goiás vai se destacar, com investimento na educação, que deverá somar R$ 120 milhões nos próximos três anos”, disse.

Na ocasião, ele entregou ao prefeito Rogério Cruz programa de parcerias entre Sesi, Senai e o município, destinado a potencializar esforços na área de educação, tecnologia e inovação.

Também participaram da homenagem aos estudantes no Paço Municipal o vice-presidente da Fieg André Rocha, o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, Paulo Vargas, o diretor de Educação e Tecnologia das instituições, Claudemir José Bonatto, e os professores do Sesi Canaã José Nazaré Rodrigues Barros Junior e Laís de Paiva Sabino, ambos igualmente homenageados.

Previous Article
Next Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.