Alego divulga calendário das Festas religiosas em Goiás

Transformada em Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano, por lei, no ano passado, a Procissão do Fogaréu, que terá a próxima edição no dia 27 de março, abre o calendário de eventos religiosos estaduais de 2024. A procissão, que ocorre na cidade de Goiás, desde 1745, remonta ao século 18 e simboliza a busca e a prisão de Jesus Cristo.

A Procissão do Fogaréu tornou-se patrimônio a partir de projeto de lei de Coronel Adailton (Solidariedade), que salientou, na matéria, que “prestigiar as expressões culturais vilaboenses é conhecer a cidade e o seu passado, reconhecer as suas trajetórias na preservação desse conjunto de bens culturais e viver cada um deles para compreender cada experiência como se fosse a primeira vez”.

Além desse evento, a Agência Assembleia de Notícias destaca outros 11, de caráter religioso, a serem realizados neste ano, distribuídos pelos municípios de Santa Cruz de Goiás, Pirenópolis, Palmeiras de Goiás, Trindade, Silvânia, Colinas do Sul, Niquelândia, Corumbá de Goiás, Pilar de Goiás e Catalão. Os eventos de maior porte e duração são: a Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, em Trindade, que tem a próxima edição prevista para 28 de junho a 7 de julho, e a Romaria do Muquém, em Niquelândia, prevista para 5 a 15 de agosto.

Outros eventos religiosos celebrados em Goiás também tiveram destaque a partir de projetos de lei de deputados estaduais, como destacado em casos específicos abaixo.

Cavalhadas e Contradança (Santa Cruz de Goiás) – Encenadas pela primeira vez há mais de 200 anos, as Cavalhadas revivem a batalha medieval. A Contradança, originária de danças folclóricas, guarda semelhança com festa francesa do século 14. Ambas se tornaram patrimônio com projeto de Gustavo Sebba (PSDB). Quando: 40 dias após a Páscoa.

Cavalhadas (Pirenópolis) – Inspiradas nas tradições de Portugal e da Espanha na Idade Média, as Cavalhadas são uma demonstração de religiosidade e cultura ao recriarem torneios medievais e batalhas entre mouros e cristãos. As de Pirenópolis são as mais conhecidas de Goiás. Quando: de 19 a 21 de maio.

Cavalhadas (Palmeiras de Goiás) – Realizada pela primeira vez no começo do século 20, é o evento mais popular da cidade. Projeto de Coronel Adailton, em trâmite na Assembleia Legislativa goiana, busca incluí-lo no Calendário Cívico, Cultural e Turístico estadual. Quando: de 31 de maio a 2 de junho.

Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno – Maior peregrinação do Centro-Oeste, ocorre desde os anos 1840 e atrai católicos de todo o País. Em mais de uma semana de festa, os fiéis participam de cerca de 100 missas e mais de 40 novenas, além de procissões, batizados, vigílias, alvoradas e confissões. Projeto de lei do deputado George Morais (PDT) decretou Trindade a Capital da Fé. Onde: Trindade. Quando: de 28 de junho a 7 de julho.

Festa em Louvor a São Sebastião – Trata-se de festa popular, conhecida por seus bailes de música regional, procissão e missas realizadas pelos devotos do santo, contextualiza Dr. George Morais, autor de projeto de lei de 2023 que propõe a inclusão do evento no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás. Onde: Silvânia. Quando: de 8 a 17 de julho.

Caçada da Rainha  Realizado em município da região turística da Chapada dos Veadeiros, o evento ocorre há mais de 50 anos e mescla tradição, religiosidade, cultura e importantes fatos históricos. Onde: Colinas do Sul. Quando: de 12 a 15 de julho.

Congada de Santa Efigênia – A tradição nasceu no quilombo Xambá. Um grupo constituído pelos chamados congadeiros homenageia Santa Efigênia, a protetora do município, negra que foi escravizada e atirada em uma fogueira, explica Anderson Teodoro (Avante), autor de proposta de reconhecimento do evento como Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano. Onde: Niquelândia. Quando: de 25 a 26 de julho.

Romaria de Muquém – A devoção à Nossa Senhora d’Abadia de Muquém começou com o cumprimento de uma promessa feita por um português que explorava ouro na região em meados do século 18. O santuário dedicado a ela é um dos maiores do Brasil, comportando 28 mil pessoas sentadas, apenas uma pequena fração dos romeiros que vão ao município. Onde: Niquelândia. Quando: de 5 a 15 de julho.

Cavalhadas (Corumbá de Goiás) – Realizadas há 177 anos, as Cavalhadas de Corumbá de Goiás compõem, assim como as três antes mencionadas e outras 11 pelo Estado, o circuito das Cavalhadas. Quando: entre agosto e setembro, como parte da Festa de Nossa Senhora da Penha.

Festa de Nossa Senhora do Pilar – A festa prevê missa cantada, procissão, novena, desfile cívico e também cavalhadas. Do século 18, o município se destaca por seu patrimônio arquitetônico tombado. Onde: Pilar de Goiás. Quando: de 5 a 8 de setembro.

Congadas de Catalão – Os primeiros registros históricos das congadas, que reúnem aspectos do cristianismo católico e de religiões de matriz africana, são de 1876. O evento reúne milhares de dançadores. Onde: Catalão. Quando: entre setembro e outubro, como parte da Festa de Nossa Senhora do Rosário.

Fonte: Agência Assembleia de Notícias
Previous Article
Next Article