A democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump frente a frente em debate das eleições americanas

Quando a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump se posicionarem nos púlpitos do estúdio da rede de TV americana ABC News, na Filadélfia, nesta terça-feira (10/9) às 21 horas locais, será a primeira vez que os dois se encontrarão pessoalmente como candidatos à Presidência dos EUA.

Com apenas papel, caneta em punho e água, os candidatos vão protagonizar um dos eventos mais aguardados das eleições de 2024, o segundo debate de TV da campanha. Levando em conta que o primeiro dos confrontos minou a candidatura à reeleição do presidente Joe Biden, alguns analistas políticos já veem a atual temporada eleitoral como a mais impactada pelos embates televisivos desde o pleito de 1960.

Aquela disputa, há 64 anos, entrou para a História não só por inaugurar o gênero do embate político televisivo nos EUA. O confronto a época diante das câmeras, foi entre um jovial, sorridente e maquiado John F. Kennedy e o então experiente vice-presidente Richard Nixon — que se apresentou gripado, com a barba por fazer, e o olhar abaixo da linha da câmera. O debate naquele ano, foi determinante para definir a apertada corrida em favor do democrata.

“Por Deus, eu não entendi direito (o que estava em jogo) em 1960. Eu odiava fazer programas de televisão. E eu estava totalmente errado”, reconheceu Nixon, anos mais tarde, quando já era um consenso entre os republicanos que o despreparo dele para o confronto televisivo com Kennedy, Hollywood, custou-lhes o pleito.

O que esperar do debate
Trump terá uma adversária mais difícil que Biden. No último debate, o candidato democrata Joe Biden não obteve hesito. Muitas de suas respostas, foral alvo de achaques do opositor, ele mal conseguiu terminar algumas frases, aparentando falta de foco . Enquanto isso, Trump pôde dizer o que quis sobre o atual presidente, que não conseguiu se defender adequadamente. Agora, Trump encontra uma adversária mais jovem e mais preparada para sua retórica ofensiva, conhecida por realizar perguntas ácidas contra os membros do governo apontados pelo ex-presidente republicano. Será a primeira vez que os dois se encontram pessoalmente.

Organização
Alvos de disputa, microfones ficarão fechados enquanto outro candidato fala. Durante a organização do debate, Kamala Harris pediu que os microfones ficassem abertos a todo momento, mas a equipe de Donald Trump insistiu na regra para que o republicano participasse do encontro na ABC News.

Pela primeira vez na história, regras diferentes
Historicamente, microfones sempre ficam abertos em debates entre candidatos americanos. O debate desta terça-feira será uma exceção.

Pesquisa
Pesquisas da última semana mostram queda de vantagem de Kamala Harris. Em alguns casos, a democrata apareceu com poucos pontos à frente do republicano. Em outros, os dois estiveram empatados tecnicamente. Esta noite o debate pode ser decisivo quanto ao rumo das eleições americanas.
O confronto começa a partir das 22h de Brasília (21h no horário local) Pensilvânia. No Brasil, o de bate pode ser acompanhado por canais de TV fechada.

Previous Article
Next Article