
SÁBADO, 10/5: Instituto Bacae oferece palestra com Léo Cassimir sobre produção cultural para as artes cênicas
Instituto Bacae oferece palestra com Léo Cassimir sobre produção cultural para as artes cênicas
O produtor cultural Léo Cassimir, representante da Ninho Ancestral – Coletivo de Coprodução Cultural, estará no Instituto Bacae neste sábado (10/5) para uma atividade de formação cultural. Ele vai oferecer, gratuitamente, uma palestra sobre produção cultural para as artes cênicas. A atividade acontece, gratuitamente, às 10 horas, na sede do Instituto Bacae, no Setor Sul. Há trinta vagas disponíveis e as pessoas interessadas podem se inscrever pelo Sympla, acessando o link pelo perfil do Instagram: @bacae. Essa atividade faz parte do projeto de manutenção do Bacae e é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
A palestra
A palestra tem como objetivo apresentar os fundamentos da produção cultural voltada para as artes cênicas, abordando aspectos práticos e estratégicos para a concepção, planejamento e realização de espetáculos. Serão explorados temas como o papel do produtor, captação de recursos, elaboração de projetos, gestão de equipe, cronogramas e orçamentos, além de estratégias de divulgação e inserção no mercado. Leo compartilha suas experiências para proporcionar uma visão ampla e integradora do processo de produção com foco na área da dança, capacitando os participantes, estudantes do cursos de licenciatura em Dança, a enfrentar os desafios e a maximizar o potencial criativo de suas produções fora do universo acadêmico. A palestra conta com a presença de intérpretes em Libras e é voltada para alunos dos cursos de Licenciatura em Dança da UFG – Goiânia e de Licenciatura em Dança do IFG – Aparecida de Goiânia.
Formação e acessibilidade
O projeto de manutenção do Instituto Bacae, ao mesmo tempo em que dá continuidade e fortalece as atividades culturais e artísticas do instituto, oferece formação e capacitação ao público goiano, priorizando a acessibilidade. Até agosto, serão realizadas mais duas palestras: “propostas para o bem-viver: reflexões para inspirar ações de fortalecimento comunitário”, com Jordana Albino Oliveira, representante do instituto EcomAmor e “aplicação de acessibilidade em jogos”, com Mika Fran, representante da GameGo.
Além destas ações, serão realizadas duas mostras: em junho, “Mostra Bacae Dance Experience”, uma apresentação de criações coreográficas experimentais dos integrantes do Grupo Bacae Dança. Em agosto, o projeto realiza a “Mostra de jogos independentes de mulheres goianas”. A exposição será interativa, com possibilidade do público experimentar os jogos no local.