Vilela e João Campos instalam GGIM e reforçam compromisso com a segurança pública em Aparecida

Retomada do grupo de integra todas as forças de segurança e o judiciário reforça compromisso da gestão Vilela com a segurança dos aparecidenses

Com foco na integração entre as forças de segurança e as políticas públicas municipais, o prefeito Leandro Vilela e o vice-prefeito e ex-delegado de polícia, João Campos, instalaram na manhã desta sexta-feira (11), o Grupo de Gestão Integrada Municipal (GGIM). A cerimônia aconteceu no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela e reuniu diversas autoridades civis, militares e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Criado na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela, mantido na gestão do ex-prefeito Gustavo Mendanha, sendo abandonado na gestão passada, o grupo teve papel decisivo na redução dos índices de criminalidade em Aparecida, ao promover a articulação entre os órgãos de segurança e as secretarias municipais. Inspirado nesse modelo de sucesso, o prefeito Leandro Vilela reafirmou, durante sua campanha, o compromisso de reativá-lo como parte de um amplo plano de fortalecimento da segurança pública.

“Hoje estamos dando um passo importante para garantir que Aparecida seja uma cidade cada vez mais segura. A retomada do GGIM é mais do que uma ação administrativa; é uma reafirmação do nosso compromisso com a vida, com a paz social e com a dignidade de cada aparecidense. Aqui, todos os setores do poder público se unem com um só objetivo: proteger a nossa gente”, destacou o prefeito.

O GGIM é composto por representantes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, e de diversas secretarias e órgãos estratégicos, entre eles: Gabinete do Vice-Prefeito; Secretaria Municipal de Segurança Pública; Procuradoria-Geral do Município; Secretaria de Governo; Comunicação; Fazenda; Políticas para as Mulheres; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Assistência Social; Educação; Saúde; Desenvolvimento Urbano; Administração; Planejamento e Regulação Urbana; Defesa do Consumidor; Secretaria Executiva de Mobilidade; Comando da Guarda Civil Municipal; Superintendência da Defesa Civil; e Superintendência Sanitária.

O vice-prefeito João Campos, que é delegado civil aposentado, relembrou em seu discurso que o GGIM de Aparecida foi o primeiro a ser instalado no país e reforçou a importância da governança na segurança pública de forma compartilhada. “Esse grupo é o coração pulsante da integração. Aqui damos voz a todas as instituições, fortalecendo o sentimento de pertencimento e responsabilidade.”

O secretário municipal de Segurança Pública, coronel Marco Aurélio Godinho, também celebrou a reativação do GGIM e destacou o espírito de cooperação: “O GGIM representa um novo tempo. Um tempo de diálogo, de estratégias inteligentes e de presença do Estado nos territórios. Aqui, todos estamos no mesmo barco, com o mesmo propósito. Só venceremos a criminalidade se estivermos juntos: governo, forças de segurança e sociedade civil. A segurança é de todos e deve ser construída por todos.”

Representando o Judiciário, a juíza Vanessa Estrela Gertrudes, da 15ª Vara Cível e Ambiental da Comarca de Goiânia, enfatizou a relevância do trabalho conjunto entre os poderes. “Segurança pública não se constrói de forma isolada. É preciso diálogo, empatia e presença do Estado nos bairros, nas escolas, nas ruas.”

Também participaram da cerimônia o comandante da Guarda Civil Municipal, Milton Sobral; o comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar, coronel Lucas Antônio de Morais Gomes; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Coronel Washington Luiz Vaz Júnior; o promotor de Justiça Milton Marcolino, representando o Ministério Público; e o subsecretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, Gustavo Carlos Ferreira, que reiterou o apoio da SSP-GO à gestão municipal. “Estamos aqui para somar com Aparecida. Estado e prefeitura andando juntas contra o crime”, comentou o subsecretário.

O vereador Arnaldo Leite, que é presidente da Comissão de Segurança Pública, pontuou que o Legislativo apoia a inciativa de retomada do GGIM. “Apoiamos incondicionalmente o GGIM por ser um instrumento estratégico no enfrentamento à criminalidade”. Também estavam presentes os vereadores Tales de Castro; Rogério Almeida, Cristiano Zoi, Tatá Teixeira, Almeidinha, Dieyme Vasconcelos e Professor Clusemar.

O GGIM terá reuniões regulares e atuará como fórum permanente de planejamento, articulação e monitoramento de políticas públicas de segurança, sempre com base em dados e na territorialização das ações. “Essa retomada não é apenas administrativa. É simbólica. É a reafirmação de que a segurança é uma prioridade absoluta, construída a muitas mãos, com dedicação, sensibilidade e coragem”, concluiu o prefeito.

Previous Article
Next Article