Fogo é controlado no Parque Estadual dos Pireneus. Porém, trabalho de rescaldo continua

O incêndio no Parque Estadual dos Pireneus (PEP), foi controlado e não há mais focos de queimada ativos. A informação é da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) neste sábado (21/9).

Mas a situação requer vigília, já que existem pontos de reignição (risco iminente de novas queimadas) e se faz necessário continuar com o trabalho de rescaldo por tempo indeterminado.
A informação mais atualizada sobre a área atingida pelo fogo é a de que 1.059 hectares de vegetação foram afetados por esse incêndio e pela queimada que aconteceu em agosto deste ano, o que representa 37% do perímetro total do Parque dos Pireneus, que fica localizado entre os municípios de Pirenópolis, Corumbá e Cocalzinho. Ou seja: 63% permanecem preservados.

Esse incêndio começou na manhã da última quarta (18). O combate foi feito por bombeiros, brigadistas voluntários da Gavião Fumaça, servidores da Semad e brigadistas contratados pelo Estado. Na sexta-feira, ao longo do dia reforços foram enviados por meio do curso especializado de prevenção e combate a incêndios florestais dos bombeiros, o que contribuiu para que o fogo fosse finalmente controlado.

Incêndio no Parque Estadual dos Pireneus já consumiu pelo menos 783 hectares.
A reserva está fechada para visitação sem data prevista para reabertura.

Previous Article
Next Article