Municípios goianos apostam na Ficomex para ampliar negócios internacionais
Jataí, Rio Verde e Aparecida de Goiânia estão presentes como expositores, apresentando potencialidades regionais e prospectando negócios e parcerias com outros países
Embaixadores, representantes de Câmaras de Comércio Exterior e empresários vindos de outros países para participar da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), realizada no Centro de Convenções de Goiânia, têm encontrado entre os estandes potencialidades para investimentos em diferentes municípios goianos. Dentro da área de expositores, municípios como Jataí, Rio Verde e Aparecida de Goiânia trouxeram produtos e serviços ofertados por empresas locais, com potencial de exportação, e aproveitam ainda a presença das comitivas internacionais para prospectar novos negócios, parcerias e investimentos.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde, Denimárcio Borges de Oliveira, já no primeiro dia, o município conseguiu contatar empresários e autoridades de outros países para apresentar potencialidades e oportunidades de negócios. “Logo no começo do primeiro dia, saímos com um agendamento para uma visita de um grupo empresarial interessado no que apresentamos, para esta quinta-feira, em Rio Verde. Vamos continuar fazendo esse relacionamento, essa interlocução com representantes de empresas, de organismos internacionais, trazendo bons frutos para o nosso Estado de Goiás”, salienta.
Aparecida de Goiânia, situada na região metropolitana da capital, também apresenta suas potencialidades durante a Ficomex, sobretudo ao seu diverso parque industrial. O secretário da Indústria e Comércio do município, Felismar Antônio Martins, está otimista com os resultados da prospecção da feira.
“Nosso município tem uma forte vocação industrial. Temos hoje onze parques industriais ativos e queremos, aqui, mostrar ao mundo os nossos produtos, fazer intercâmbio com embaixadas, melhorar a relação com as câmaras de comércio exterior e com os empresários em geral, tanto daqui, quanto de fora do país. Mostrar que pode-se fazer negócios e dar vazão a algo em comum que nós temos a ofertar e os outros países podem ter interesse nos negócios, na nossa região”, complementa. “Além disso, também criar junto aos nossos empresários de Aparecida a cultura de observar e atrair negócios no comércio internacional.”
Países como Canadá e Israel já se mostraram interessados em aprofundar mais as relações com esses municípios. O secretário municipal de Turismo de Jataí , Antônio Gaspar Gomes de Araújo, revelou que esses países já estão em contato com a prefeitura municipal e grupos de empresários locais. Segundo ele, há um grande potencial de parceria a ser explorado, a exemplo do turismo de águas termais, que tem se desenvolvido no município e que, segundo ele, está captando parceiros como redes hoteleiras e de entretenimento.
“É muito bom para nós, principalmente cidades do interior, ter esse espaço aqui e usá-lo para promoção do nosso município, das nossas riquezas e dos nossos potenciais. É uma vitrine muito interessante, a qual nós estamos aproveitando muito, com muitos contatos e networking. Vamos participar de uma rodada de negócios a convite de uma embaixada nesta quinta-feira, por exemplo. E, para nós, promovermos Jataí é uma satisfação muito grande, principalmente poder mostrar para o mundo e para o Brasil todo nossos potenciais econômicos e turísticos”, finaliza.