Em ‘clima de Paris’, Goiana encara final brasileira de Mundial de Breaking 1×1

A poucos dias da estreia do Breaking no maior evento multiesportivo do mundo, o principal campeonato global 1×1 da modalidade desembarca em um dos cartões-postais de São Paulo visando à grande final nacional da competição. Neste domingo (4), o Red Bull BC One colocará frente a frente, no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, os melhores B-Boys e B-Girls do País que buscam vagas para a etapa mundial, em dezembro, no Rio de Janeiro (RJ). E entre os classificados há uma breaker goiana.

Terceira colocada na seletiva do Rio de Janeiro (RJ), a B-Girl Rayssa começou a dançar Breaking em 2018 por meio do Project Sagaz, uma crew da sua cidade. Desde 2021, ela compete em grandes eventos, como o Red Bull BC One, e faz parte da Federação local. Ela chega como um dos destaques para a fase nacional do evento em São Paulo.

No ano em que completa duas décadas de história, o Red Bull BC One passou por diversas regiões do País em busca dos melhores dançarinos. A última seletiva, também conhecida como City Cypher, acontecerá no dia 3 de agosto, antes da final nacional, na Casa do Hip-Hop de Diadema. De lá, sairão oito participantes (quatro na categoria feminina e quatro na masculina), que se juntam aos classificados em Belém, Fortaleza e Rio de Janeiro (a lista dos finalistas de cada localidade até o momento pode ser acessada aqui). Para aumentar o nível da disputa, seis wildcards (B-Boys e B-Girls convidados) vão integrar a lista final.

As batalhas na final nacional acontecem em formato mata-mata, em que os participantes dançam em frente ao painel de jurados e têm habilidades como técnica, criatividade e performance avaliadas. No júri, Lil G, Miwa e Neguin estão confirmados, assim como Uiu Mcee será um dos hosts. Neste ano, o evento ainda conta com a parceria global da Reebok. Ainda vale destacar que, no maior evento multiesportivo do mundo, a estreia do Breaking contará com nomes que despontaram no Red Bull BC One, casos do B-Boy Victor e B-Girl Nicka.

Final Mundial no Brasil

Os dois brasileiros que vencerem a final nacional – um B-Boy e uma B-Girl – garantem vaga na Last Chance Cypher, etapa que reúne os ganhadores de todas as Cyphers Nacionais que acontecem pelo mundo. Lá, serão classificados B-Boys e B-Girls que lutarão pelo lugar mais alto do pódio na Final Mundial, que este ano acontece no Rio de Janeiro, no dia 07 de dezembro, na Farmasi Arena.

Previous Article
Next Article