Amarê Fashion terá participação de renomado designer de Gana e coleção exclusiva de designer brasileiro em collab com mestre alfaiate ganense

Evento promete um intercâmbio rico de moda e tradições, destacando a moda goiana e africana

A moda africana tem ganhado crescente atenção no cenário internacional. A participação de Gana na Amarê Fashion, realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Goiás) e governo de Goiás, tem como objetivo promover um intercâmbio cultural e comercial entre o país e o estado.

Esta 3ª edição da Semana da Moda Goiana, que acontecerá de 07 a 10 de agosto no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, trará uma coleção do designer ganense Samson Teye Amoah, além de uma coleção exclusiva produzida pelo designer brasileiro Luiz Delaja em parceria com um mestre alfaiate de Gana. Todos trabalharão com tecidos tradicionais do país africano, combinados com uma gama diversificada de materiais modernos e presentes na cultura brasileira, desde o upcycling até a incorporação da tecnologia na moda e a celebração do artesanato tradicional.

“A internacionalização dos negócios de moda é fundamental para o crescimento e a diversificação do mercado goiano. A participação de Gana na Amarê Fashion não só enriquece o evento com sua diversidade cultural, mas também abre novas oportunidades de negócios e colaborações internacionais. Estamos comprometidos em fortalecer essas parcerias e promover a moda goiana no cenário global”, frisa o presidente do Sistema Fecomércio Sesc-Senac Goiás. Marcelo Baiocchi.

A exposição da moda ganense na Amarê Fashion é uma oportunidade de destacar e promover a moda africana no Brasil para que as empresas passem a produzir para exportar para o país. Segundo o Diretor Superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, a união da moda brasileira e goiana com a moda ganense promove a troca de experiências culturais e o fortalecimento de parcerias estratégicas para as duas nações. “A moda é uma poderosa forma de expressão cultural, refletindo a identidade e a história de um povo. Certamente a Amarê Fashion 2024 representa uma oportunidade imensa de aproximação geográfica e de tradições, além de propiciar parcerias e colaborações únicas”, ressaltou o Superintendente.

Designers Convidados
O designer Sampson Teye Amoah, da “Sampson Creations”, usa as icônicas estampas de cera de Vlisco e Woodin – que se tornaram mundialmente famosas por causa do estilo das mulheres de Gana – no Kaba e no Slit, apostando em tendências globais para um traje tradicional e nacional, que adorna casamentos, aniversários, funerais e domingos na igreja, e está em constante evolução.

Já Luiz Do Nascimento DeLaja, brasileiro e filho de pai nigeriano, estudou moda em Gana e sempre misturou o tradicional africano com toques contemporâneos e modernos. De volta ao Brasil, nos últimos 8 anos ele tem seguido sua paixão, envolvendo-se como criativo em vários projetos, incluindo a curadoria do desfile da Modafarika na Amarê Fashion. Este ano, Luiz também vai apresentar uma masterclass que passa por diversas questões como: produção, design e negócio.

Seu primeiro desfile no Brasil, “Uma Ode à sua Mãe”, apresentará trabalhos com inspiração no artesanato de miçangas da cultura indígena brasileira, combinado ao kente ganês, que também é uma arte ancestral feita à mão. A coleção apresenta ainda sapatos com estampas produzidas em Goiânia e versões das tradicionais pulseiras Ashanti, produzidas em formato dos símbolos adinkras, em impressora 3D e com material biodegradável metalizado. “Eu parto da minha herança da sabedoria africana e conecto com a tecnologia moderna e raízes brasileiras. Quero com isso deixar referências da nossa ancestralidade para as próximas gerações”, afirma Luiz DeLaja.

Previous Article
Next Article