Inscritos no Família Acolhedora participam de palestra pública sobre o programa
Na noite desta terça-feira, 04, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), deu início a mais uma etapa do programa “Família Acolhedora” com uma palestra pública voltada às famílias que se inscreveram para acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
O programa “Família Acolhedora” busca proporcionar lares temporários para crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de suas famílias de origem ou por medida de proteção. A iniciativa prevê que as famílias acolhedoras recebam um salário mínimo por criança, com acréscimo de 30% para crianças com deficiência. Essas famílias acolhem, protegem e respeitam a criança ou adolescente até que seja possível o retorno à família de origem ou a determinação de um novo caminho pela justiça.
O casal Maria Eduarda de Jesus Martins e Lucas Henrique de Souza Teixeira, inscritos no programa, sonham em adotar uma criança. E antes de seguir com esse sonho, eles decidiram ter um pouco da experiência oferecendo um lar temporário para uma criança que precisa de apoio temporário.
Durante a palestra, a equipe do governo estadual apresentou informações cruciais sobre o funcionamento do programa e respondeu às dúvidas das famílias presentes. As próximas etapas incluem o recolhimento de documentações, entrevistas, estudos sociais e visitas técnicas. Além disso, as famílias participarão de oficinas de capacitação para se prepararem para acolher as crianças e adolescentes, aprendendo a lidar com situações emocionais complexas e com o sistema judiciário.
Inscrições
Nesta primeira etapa, cerca de 60 famílias aparecidenses se inscreveram para o programa e passaram por uma auditoria em conjunto da Secretaria de Assistência Social do Município, do Ministério Público, Defensoria Pública, Juizado da Infância e Juventude de Aparecida e do Governo do Estado por meio do Goiás Social. Desse total, 25 apresentaram aptidão para participarem do programa.
As inscrições continuam abertas, e as famílias que desejam se tornar acolhedoras, podem se inscrever no site https://goias.gov.br/familia-acolhedora/. Os inscritos passarão por um processo de seleção, formação e habilitação, e receberão apoio das equipes profissionais para assumir os cuidados diários dos acolhidos.
Vale ressaltar que o Família Acolhedora não é adoção, mas sim uma medida protetiva de acolhimento temporário. Para mais informações sobre o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora em Aparecida de Goiânia, entre em contato pelo telefone (62) 98544-8900.