Prefeitura de Goiânia recebe exposição Geodia, evento internacional de divulgação das Geociências, no Parque Mutirama

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), em parceria com o curso de Geologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Serviço Geológico do Brasil (SGB), realiza, neste sábado (27/4), das 10h às 16h, no Parque Mutirama, mais uma edição do Geodia, evento internacional para difusão das Geociências.

O evento, promovido pelo SGB também nos estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina com o objetivo de difundir o conhecimento geocientífico, é totalmente gratuito e, em Goiânia, será realizado próximo ao Parque dos Dinossauros, com exposição de minerais, rochas e gemas, medição de radiação com cintilômetro e observação de amostras fluorescentes.

Na programação estão previstas oficinas de fósseis para crianças e adolescentes com pinturas e atividades monitoradas por profissionais da área. Ao final, as crianças poderão levar um pedaço de minério para casa, como lembrança de participação no evento.

A apresentação de minerais e rochas será conduzida por professores e estudantes, que vão ensinar sobre vários tipos de compostos na natureza e suas principais ações no nosso cotidiano. Haverá, também, o Sandbox – uma caixa de areia de realidade aumentada, que permite a visualização, em tempo real, das informações topográficas combinadas com projeções de curvas de nível e simulações de fluxos de água, possibilitando a avaliação das rotas de fluxos e a interação com as formas de relevo.

E, por último, será realizada a exposição de meteoritos, onde os presentes poderão manipular diferentes tipos de meteoritos e rochas cósmicas.

O projeto permite a programação com ações interativas e educativas que popularizam o estudo geológico, de forma a tornar as informações acessíveis aos diferentes tipos de público. Mais do que a exposição das rochas e minerais, a atividade no Parque Mutirama traz uma proposta sensorial que, além de associar os minérios ao cotidiano dos visitantes, permite também tocar, sentir e cheirar os itens expostos.

Para o presidente da Agetul, Danilo Guimarães, a iniciativa enobrece a causa e democratiza o conhecimento na área da geologia. “O público, seja qual for a idade, tem acesso gratuito às oficinas e às exposições. Fica ainda mais marcante se pensarmos que o evento acontece novamente no mesmo lugar e na mesma dimensão”, pontua, se referindo a esta nova edição do Geodia.

Previous Article
Next Article