Dados do último Censo Escolar mostram aumento dos alunos com acesso ao ensino em tempo integral

Especialista explica que permanência por mais tempo nas instituições permite o desenvolvimento de habilidades em diversas áreas, além de estimular a criatividade, o pensamento crítico e contribuir com a socialização

O percentual de alunos em tempo integral representa um avanço nas escolas públicas e privadas: em 2022 eram 18,5%, e em 2021, 14,9%. Na média entre escolas públicas e privadas, considerando todas as etapas da educação básica, as matrículas de alunos tempo integral chegaram a 21% no ano passado. As informações são do Censo Escolar de 2023, apresentado em fevereiro de 2024, pelo Ministério da Educação em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O educador e diretor do Colégio Integrado, Felipe Cavichiolo, avalia que este aumento representa um marco positivo no panorama educacional, indicando uma mudança progressiva na forma como a educação é concebida e implementada. “O ensino em tempo integral proporciona uma série de benefícios tangíveis para o desenvolvimento dos alunos. Estar na escola por mais horas, em atividades lúdicas e ainda mais prazerosas, promove também o fortalecimento dos laços de amizades, desenvolve a inteligência emocional, entre várias outras habilidades”.

O Colégio Integrado Kids, em Goiânia, oferece opções de ensino integral para alunos de 4 a 10 anos. Felipe Cavichiolo explica que o programa de educação integral, com mais atividades pedagógicas e extracurriculares proporciona mais tempo para o aprendizado, possibilitando uma compreensão mais aprofundada dos assuntos abordados e uma maior assimilação de conhecimento. “Os alunos da educação integral são divididos de acordo com a faixa etária e fazem atividades que vão de culinária até atividades esportivas. Além disso, a escola integral é uma necessidade de muitos pais, que não têm condições de estarem com as crianças no contraturno”, pontua.

Outro aspecto relevante elencado pelo educador é que o ensino integral promove a criação de um ambiente educacional mais rico e estimulante. Com atividades extracurriculares integradas ao currículo, os alunos têm a oportunidade de explorar seus interesses, desenvolver habilidades em diversas áreas e participar de projetos que estimulam a criatividade e o pensamento crítico, além de contribuir com a socialização e no desenvolvimento socioemocional destes estudantes.

Daniella Galiza, mãe de Manuela de 7 anos, conta que escolheu o ensino integral porque a filha passava muito tempo apenas com pessoas adultas e acabava que ficava longos períodos nas telas. “Tenho notado que ela tem um rendimento muito melhor, ela tem mais sociabilidade, além de participar das oficinas como culinária, instrumentos musicais. E a escola é um ambiente seguro, que posso ficar mais tranquila quando estou trabalhando”.

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