Prefeitura de Goiânia mantém limpeza preventiva de fontes e espelhos d’água em combate ao mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Goiânia reforça ação de limpeza em fontes e espelhos d’água em combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya. O serviço é realizado pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) que, por meio de aplicação de produtos químicos, gera um processo de decantação, que é a separação da água das impurezas.

“As nossas fontes e espelhos d ‘água estão livres de mosquitos da dengue porque fazemos o trabalho preventivo que consiste no esvaziamento deles e asseio de azulejos com utilização de produtos específicos para purificação dos locais”, afirma o presidente da Comurg, Alisson Borges.

Aplicação de produtos que impedem a reprodução de larvas do mosquito causador da dengue contém cloro ativo, sulfato de alumínio e barrilha. A mistura faz com que impurezas da água desçam para o fundo, sendo que depois de 24 horas da aplicação a sujeira é drenada com o auxílio de uma bomba.

O volume médio de água que é limpa chega a 1.133 metros cúbicos. Durante o ano, chega a 13.601 metros cúbicos de águas limpas em todas as fontes da cidade. O local com maior volume anual é no Paço Municipal, com seis unidades que chegaram a 3.948 metros cúbicos de água, seguido do elevado da T-63, que tem 2.983 metros cúbicos, ao longo de 12 meses.

As fontes estão localizadas no Paço Municipal, Avenida Goiás, Praça T-23 e Praça T-19 (ambas no Setor Bueno), Praça Coronel Joaquim Bastos, Praça Boaventura, Praça do Cruzeiro, elevado da T-63, Casa de Vidro (Jardim Goiás), Praça do Triângulo (Alto da Glória)

Previous Article
Next Article