Grupo online coordenado pela Defesa Civil de Goiânia amplia comunicação para garantir respostas rápidas em situações emergenciais
Desde setembro de 2023, a Defesa Civil de Goiânia reforça o diálogo e a cooperação com demais pastas municipais e instituições privadas, a fim de minimizar danos e proteger vidas. Dentre as iniciativas, que resultam da elaboração do plano de contingenciamento, está a criação de um grupo online para ampliar a comunicação, discutir ações emergenciais e garantir respostas rápidas diante de adversidades.
O grupo de WhatsApp, coordenado pela Defesa Civil, reúne representantes de secretarias municipais de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), Meio Ambiente (Amma), Mobilidade e a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), além de instituições privadas, Equatorial, Saneago, Governo de Goiás e o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo).
“Assim que iniciamos as reuniões para elaboração do plano de contingenciamento, em setembro do ano passado, criamos o grupo no WhatsApp com os parceiros. Lá nós repassamos demandas, organizamos estratégias eficazes durante situações emergenciais e, assim, fortalecemos o trabalho de assistência à população durante as fortes chuvas”, destaca o coordenador executivo da Defesa Civil, Robledo Mendonça.
Robledo ressalta que a celeridade e o êxito das ações de proteção a moradores durante as últimas chuvas intensas são resultados do plano de contingenciamento, que visa enfrentar adversidades como alagamentos e deslizamentos. “O prefeito Rogério determinou que trabalhássemos para a construção de um plano para organizarmos melhor as estratégias de enfrentamento de temporais e redução de impactos. Ainda no início do 2º semestre de 2023, quando começamos a nos reunir, as previsões já indicavam que 2024 começaria com tempestades”, lembra.
Assistência eficaz
Como parte das ações do plano de contingenciamento, as equipes realizaram exercícios regulares de simulação e treinamentos para aprimorar as habilidades de resposta e garantir uma atuação coordenada e eficaz. A capacitação viabilizou a celeridade nos atendimentos durante as tempestades registradas no mês de janeiro e em fevereiro deste ano. Somente no primeiro domingo de 2024 (7/1), foram cerca de 100 milímetros de precipitação, em duas horas, sendo 70 na primeira hora e 30 na segunda.
Durante as ocorrências, o contato permanente entre as equipes via grupo de WhatsApp viabiliza a prevenção, mitigação e preparação em casos de emergências, bem como a proteção das famílias atingidas nos alagamentos. Os trabalhos de assistência social consistem em doações de alimentos e suprimentos de maneira emergencial, além de orientações para buscas de benefícios sociais e confecção de novos documentos. Há ainda o trabalho de limpeza e reparos de ruas, pontes, córregos e calçadas danificadas após o temporal.