A hérnia de disco é a principal causa de incapacidade e afastamento temporária do trabalho

Um recente levantamento divulgado pelo Ministério da Previdência Social destacou a hérnia de disco como a principal causa de afastamento temporário do trabalho no Brasil no ano de 2023. Segundo os dados apresentados, mais de 2,5 milhões de trabalhadores receberam benefícios de incapacidade temporária no período, sendo que mais de 51 mil desses casos foram relacionados à hérnia de disco.

A hérnia de disco é uma condição que ocorre quando o núcleo gelatinoso de um disco intervertebral se projeta através da camada externa mais resistente, chamada de anel fibroso.

Segundo Dr. Alexandre Elias, neurocirurgião, mestre pela UNIFESP, com atuação de mais de 20 anos com doenças da coluna, essa é uma condição comum, não apenas no Brasil, e diversos fatores contribuem para sua incidência elevada na população.

“A partir do momento que começamos a caminhar com os dois pés, quando crianças, estamos exigindo mais força da nossa coluna, pois é ela uma das principais estruturas que suportam o nosso peso. Sendo assim, a coluna passa a estar suscetível ao desgaste por vários fatores, os quais precisamos ficar atentos para evitar ou conter suas evoluções”, explica o médico.

Principais fatores para o desenvolvimento da hérnia de disco

Envelhecimento: com o passar dos anos, os discos intervertebrais perdem água e elasticidade, tornando-se mais frágeis e com menor poder de sustentação das estruturas que o envolvem.
Excesso de peso: a sobrecarga corporal ou proveniente do que carregamos no trabalho e afins, impacta na compressão das vértebras e acelera o processo degenerativo das vértebras.
Sedentarismo: a falta de atividade física contribui para a fraqueza muscular e a deterioração da saúde da coluna.
Atividades físicas inadequadas: musculação com uso de cargas muito elevadas, erros posturais nas execuções e esportes aeróbicos de impacto no solo, fragilizam a estrutura da coluna como um todo, favorecendo as suas disfunções.
Hábitos nocivos: fumo, consumo excessivo de álcool e má nutrição contribuem para o enfraquecimento das estruturas da coluna.
Fatores genéticos: algumas pessoas podem ter uma predisposição genética para desenvolver problemas nos discos intervertebrais.

Quando a hérnia de disco precisa de uma intervenção médica?

Na grande maioria das vezes a hérnia de disco não precisa de manejos mais complexos e essa definição se dá a partir da não apresentação de sintomas. Uma vez que eles se apresentam, podem se dar da seguinte forma:

Dor crônica e limitação dos movimentos
Fraqueza muscular e desequilíbrio.
Formigamento, dormência ou sensações de alfinetadas
Complicações neurológicas graves, como a síndrome da cauda equina e o comprometimento do controle da bexiga e do intestino.

Tratamento da hérnia de disco

tratamento inicial da hérnia de disco é geralmente conservador e inclui terapias medicamentosas e fisioterapêuticas. No entanto, em casos graves, a cirurgia pode ser necessária. Atualmente, a cirurgia videoendoscópica oferece uma opção minimamente invasiva com rápida recuperação e retorno às atividades normais.

Cada caso deverá ser amplamente discutido com o médico especialista, contemplando as necessidades e benefícios de cada indicação.

No último episódio do podcast de autoria do Dr. Alexandre Elias, o “Hora da Coluna”, o médico trouxe o tema à tona, detalhando os tópicos apresentados aqui.

Previous Article
Next Article