Expressão de gênero na infância não é TABU!
Uma ode à liberdade de autoexpressão na infância
“Gabi de Bigode”, novo livro de Tino Freitas e Bruno Nunes, é uma história bem-humorada que rompe as tradicionais convenções de gêneros
No lançamento Gabi de Bigode, escrito por Tino Freitas, autor de mais de 40 livros e especialista em literatura infantil, e ilustrado pelo premiado designer gráfico Bruno Nunes, o pequeno leitor é apresentado a Gabi: uma garota animada que tem muito orgulho do próprio bigode.
Publicada pela VR Editora, nesta obra, os autores fazem uma ode à liberdade de autoexpressão das crianças, que rompe com as tradicionais convenções de gêneros do que meninas e meninos devem ou não usar. Aqui todos têm bigodes divertidos e de vários estilos, usam saia, asas de fada, pés de pato e até escafandro.
Com leveza e bom humor, a protagonista mostra à família e amigos a importância de ser “você”, mesmo que seja diferente. Em casa, na van escolar ou no colégio, todos admiram e se inspiram na autenticidade da Gabi, afinal, ela não tem medo da opinião alheia, desde que seja respeitada por quem ela é.
– E daí? Será que não pode?
Hoje eu sou a Gabi de bigode!
E esse modelo, fui eu que fiz,
realçando o meu nariz.
O seu pai bem que achou graça.
Sua avó disse: – que desgraça!
Seu irmão falou: – bem feito”
Sua mãe gritou: – basta de preconceito!
(Gabi de Bigode, p. 6 e 7)
Por meio de rimas e desenhos coloridos, os autores Tino e Bruno ensinam a criançada a respeitar as individualidades, ter coragem, expressar os próprios gostos e incentivam cada um a ser tudo o que deseja.
Ficha técnica:
Título: Gabi de Bigode
Autor: Tino Freitas
Ilustrador: Bruno Nunes
Editora: VR Editora
Edição: 1ª ed. / novembro 2023
Gênero: literatura infantil
Público-alvo: crianças 5+
Número de páginas: 24
Sobre Tino Freitas: nascido em Fortaleza e radicado em Brasília, Tino é escritor, músico, jornalista, especialista em literatura infantil, contador de histórias, especialista em literatura infantil e mediador de leitura. A primeira vez que usou bigode foi numa festa de São João quando tinha uns quatro anos. A saia, ele usou pela primeira vez numa festa em que foi convidado a tocar violão. Já tinha bem mais idade. Nos dois casos, diz ele, foi bem divertido. Tino tem mais de 40 livros publicados, que receberam diversos prêmios, entre eles o Jabuti e o Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio. Vive em Brasília.
Sobre Bruno Nunes: nascido em Belo Horizonte (MG), formou-se pela Escola de Design de Minas Gerais. Desde pequeno, já sabia que queria ser ilustrador. Sua obra foi agraciada com o iF Design Award (Alemanha), o International Latino Book Awards (EUA) e outros. Em seu trabalho, gosta de misturar a arte feita à mão com técnicas diversas. Para criar as ilustrações deste livro, ele pesquisou e buscou referências de bigodes e barbas por várias barbearias e de pessoas famosas por seus estilos.