Dia Mundial da Pneumonia

Neste domingo, 12 de novembro, é o Dia Mundial da Pneumonia, doença que muitos acham inofensiva, mas que causa muitas mortes por ano no Brasil. No centro clínico do Órion Complex temos pneumologistas que podem falar sobre a doença, de acordo com o aspecto que seu veículo desejar abordar o tema. Abaixo deixo alguns dados que podem ajudar a montar a pauta. Vamos agendar?

12/11 – Dia Mundial da Pneumonia
Apesar de ser considerada comum, com mais de dois milhões de casos por ano no Brasil, e ser uma doença que pode ser evitada com tratamentos médicos e vacinas, a pneumonia pode ser fatal, especialmente para crianças menores de 5 anos e idosos acima dos 65 anos. Segundo a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) Brasil, a enfermidade foi a principal causa de mortes em 2022, com 201.908 falecimentos. Os dados são dos cartórios de registro civil, que levam em conta as declarações de óbito e servem de base para a produção das certidões de óbito.

A pneumonia é um tipo de inflamação que afeta os pulmões e que, geralmente, está relacionada a uma infecção. A doença pode afetar o corpo humano de diferentes formas. A mais comum é a pneumonia bacteriana, sendo causada por bactérias que estão naturalmente presentes em outras partes do organismo. Entre as principais manifestações da doença estão a tosse com muco espesso ou coloração alterada, febre alta, falta de ar, dor torácica (dor no peito e nas costas), respiração acelerada, sensação de peito carregado e pesado, calafrios, mudanças na pressão arterial, mal estar generalizado, além de sentir um cansaço e fadiga extrema.

Previous Article
Next Article