Campanha em shopping da capital incentiva doação de sangue

Segundo o Ministério da Saúde, por meio de uma única doação de sangue, até quatro vidas podem ser salvas. Isso porque, o sangue coletado é separado em diferentes componentes, como hemácias, plaquetas, plasma, entre outros, beneficiando, assim, mais de um paciente. Por isso, manter os estoques de sangue nos hemocentros de todo o Brasil é uma prioridade contínua dos serviços de saúde. Com o objetivo de incentivar essa prática solidária, o Shopping Estação Goiânia, no Setor Central, em parceria com o curso de biomedicina do Centro Universitário Estácio de Goiás, recebe nesta quinta-feira (26), das 08h às 16h, a unidade móvel do Hemocentro Goiás. Aberta ao público, a ação, que já está em sua 4° edição, contará com a participação de cerca de 150 alunos da instituição universitária, que irão revezar entre doação e o trabalho de assistência para receber os doadores. A estimativa é que cerca de 120 bolsas de sangue sejam coletadas durante a campanha.

Conforme explica o coordenador de marketing do Shopping Estação Goiânia, Rayam Saraiva, a ação promete servir como incentivo à doação de sangue e medula óssea de forma permanente. “Por meio de ações como esta, o grande público pode entender melhor sobre a importância e benefícios de ser um doador, além, é claro, de ajudar no reabastecimento dos estoques de sangue e medula óssea do Hemocentro em Goiânia”, enfatiza. E para deixar a ação ainda mais descontraída, o Space Jump, maior parque de trampolim do Centro-Oeste e que está montado no estacionamento do shopping, irá premiar os 50 primeiros doadores com um ingresso de 30 minutos. “É a oportunidade perfeita para fazer o bem, de forma descontraída e irreverente, e ainda ser recompensado com muita diversão”, destaca Cleiton Vilasboas Souza Magalhães, CEO do Space Jump. Além disso, o público participante também receberá atendimento fisioterapêutico, como massagem terapia e ventosa terapia, de forma gratuita.

Estoque de sangue – De acordo com a biomédica mestre em Medicina Tropical e Saúde Pública e professora do Centro Universitário Estácio de Goiás, Daynara de Lima Paiva Vilar, embora não faltem comprovações dos benefícios e importância da doação de sangue, frequentemente os estoques de sangue estão baixos nos hospitais, o que não é diferente em Goiás. “Sendo assim, nossa expectativa é poder contribuir para que o estoque do Hemocentro seja sempre abastecido e distribuído para toda a rede de doação de sangue nos hospitais de Goiás”, salienta. Segundo Daynara, a coleta padrão para todos os doadores é de 450 ml, e a doação pode ser realizada até três vezes por ano, no caso das mulheres, e quatro vezes entre o público masculino. “Mas atenção, para ser um doador de sangue é necessário estar com a saúde em dia, pesar mais de 50 quilos e ter entre 18 e 65 anos”, enfatiza a biomédica.

Ainda de acordo com Daynara, embora a ação seja aberta a qualquer pessoa que tenha condições de doar, os alunos do centro universitário são o público-alvo de incentivo a doação. “Geralmente, cerca de 50% deles fazem a sua primeira doação de sangue nas nossas campanhas, e um de nossos objetivos é conscientizá-los e gerar neles essa cultura de doar sempre”, informa.

Um exemplo é Viviane Mendes dos Santos, 40 anos, estudante do 6° período do curso de biomedicina da Estácio de Goiás. Ela conta que será a primeira vez que irá doar. “Além de ser a minha primeira participação como prestadora de serviço nesta ação, que pretende levar conscientização sobre a importância de ser um doador de sangue e medula óssea, também será a primeira vez que irei doar”, salienta.

Embora seja a sua primeira participação no projeto, a estudante demonstra que entendeu bem o grande objetivo da ação. “Para quem doa são alguns minutos, mas para quem recebe significa uma vida! Imagina só, através de uma única doação poderei ajudar outras 4 pessoas”, conclui Viviane.

Serviço

Data: quinta-feira, 26 de outubro

Horário: das 08h às 16h

Local: estacionamento Norte B do Shopping Estação Goiânia – Av. Goiás, 2151 – Centro, Goiânia – GO

Previous Article
Next Article