Plataforma curricular de gamificação da matemática pode elevar desempenho dos alunos nas provas do SAEB
O uso na grade curricular da plataforma de gamificação da matemática, desenvolvida pela Matific, startup internacional de jogos matemáticos por meio de inteligência artificial, e adotada em mais de 6 mil colégios públicos e privados, pode ser um grande diferencial para os alunos durante as provas do SAEB, Sistema de Avaliação da Educação Básica, do Ministério da Educação, acontece até o dia 10 de novembro. Com o apoio de professores, os cerca de 600 mil alunos que possuem a plataforma de jogos matemáticos na grade curricular têm aproveitado os recursos tecnológicos para ampliar a preparação para a prova do SAEB na disciplina. Um dos diferenciais é a própria trilha de aprendizagem desenvolvida pela Matific especialmente para a avaliação, com atividades distribuídas de acordo com os requisitos necessários medidos na prova. “O professor pode indicar a trilha, assim o aluno pode ser desafiado de forma lúdica e reflexiva para ampliar seus conhecimentos e se preparar para a avaliação”, explica Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil.
“Como a Matific é uma plataforma educacional que oferece recursos interativos e jogos matemáticos online para alunos, professores e escolas, trata-se de uma ferramenta importante na preparação para o SAEB, já que promove a prática de habilidades com abordagens lúdicas, intuitivas e interativas, bem como possui alinhamento completo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de trazer de forma automatizada um feedback instantâneo aos alunos, essencial para identificar áreas de melhoria”, acrescenta Szyller. A plataforma também oferece relatórios detalhados de progresso de cada estudante, que podem ajudar os professores e os próprios alunos a acompanharem o desempenho individual e coletivo ao longo do tempo. O alinhamento das atividades com o currículo garante que os alunos fiquem preparados com os conteúdos relevantes para o SAEB.
A prática constante da matemática no sistema de gamificação, que pode ser acessado remotamente em todos os dispositivos móveis, é outro diferencial. Esse contato diário pode ajudar os alunos a se familiarizarem com o tipo de perguntas e o formato do teste do SAEB, o que colabora para reduzir a ansiedade e aumentar a confiança dos estudantes durante o exame. Já o sistema de inteligência artificial da Matific auxilia no desenvolvimento dos alunos, identificando quais são as maiores dificuldades individuais de cada um. Com isso, as atividades são distribuídas de acordo com o nível de aprendizagem que cada aluno apresenta.