Outubro Rosa: Aparecida oferta atendimentos e exames direcionados às mulheres de todas as idades

Ao longo deste mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida oferta, nas 42 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade, das 7h às 17h, atendimentos destinados às mulheres de todas as idades sem necessidade de agendamento prévio. Elas serão avaliadas por profissionais de enfermagem e medicina e encaminhadas, se necessário, para a realização de exames e consultas especializadas. A iniciativa faz parte das atividades do Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre os cânceres de mama e do colo do útero.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães destaca que a mobilização visa reforçar a proteção à saúde integral das mulheres de Aparecida prevenindo doenças, fazendo diagnósticos precoces e aprimorando a atenção prestada ao público feminino. “Queremos, também, para além do foco na prevenção do câncer, sensibilizar nossas usuárias para a importância do autocuidado, de se estar atenta ao próprio corpo e de adotar hábitos saudáveis. É uma oportunidade imperdível para todas”, enfatiza ele.

O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, orienta que as interessadas devem escolher a UBS mais próxima e dizer que desejam ser avaliadas na campanha do Outubro Rosa: “Basta levar os documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de endereço e cartão SUS. Nossas equipes estão preparadas para fazer o acolhimento, a avaliação e já agendar o retorno de cada paciente. É essencial! Convidamos a todas.”

A Chefe de Atenção aos Ciclos de Vida, Marilya Rodrigues Reis, informa que, após a avaliação de cada mulher, será verificada a necessidade da realização de exames de rotina, citopatológico, ultrassonografia e mamografia, dentre outros. “Nosso objetivo é cuidar da saúde integral da mulher, mas, aproveitando o Outubro Rosa, destacamos a prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. A mamografia é um exame que permite descobrir a doença no estágio inicial, quando as chances de cura são acima de 90%. Por isso é fundamental esse rastreamento e essa avaliação”, garante.

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Além disso, a doença é a que mais causa mortes femininas no País e sua incidência e mortalidade tendem a crescer a partir dos 50 anos de idade.

Previous Article
Next Article