Campanha de prevenção ao câncer de pulmão é aprovada em primeira votação
Os deputados aprovaram, em primeira discussão e votação, a proposição de n° 904/23, de autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL), que institui o mês estadual Agosto Branco, dedicado à prevenção e ao combate ao câncer de pulmão. A votação foi realizada durante a Ordem do Dia desta terça-feira, 3, no Plenário Iris Rezende.
A matéria estabelece que o mês estadual Agosto Branco terá diretrizes, como fomento à comunicação, à publicidade e à conscientização sobre a doença, sua prevenção, formas de tratamento e fatores de risco, estímulo à garantia de acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e acompanhamento psicológico ao paciente e a sua família.
Em sua justificativa, Paulo Cezar explica que esse tipo de câncer costuma ser silencioso, apresentando sintomas apenas nos estágios avançados. “Infelizmente, o diagnóstico tardio, com a doença em estágio avançado, diminui a expectativa de vida do paciente, e portanto, esse mês alertará toda a população acerca da doença”.
O parlamentar ainda traz dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) como alerta. Segundo o instituto, o número estimado de casos novos de câncer de pulmão no Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 32.560 casos, correspondendo ao risco estimado de 15,06 casos por 100 mil habitantes, sendo 18.020 casos entre os homens e 14.540 casos entre as mulheres.
O deputado conclui a proposta ressaltando que o câncer de pulmão é um dos mais agressivos e letais, mas um dos mais fáceis de ser evitado, uma vez que o principal fator de risco para o desenvolvimento da doença é o tabagismo. “Em geral, os fumantes têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão, quando comparados a pessoas que nunca fumaram”. Fonte: Agência Assembleia de Notícias