Governo de Goiás recebe fábricas móveis de farinha e goma que serão entregues a 12 municípios goianos
Para fomentar e fortalecer a agricultura familiar do estado, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), recebeu 13 fábricas móveis de farinha e goma. Os equipamentos serão destinados a produtores rurais que trabalham com o cultivo e processamento da mandioca.
“Quando os produtores rurais recebem incentivo se tornam mais competitivos e aptos a aumentarem a sua produção. Dessa forma, são capazes de gerar emprego e renda e também trazem retorno econômico e social para a comunidade onde estão inseridos. Parcerias que visam beneficiar a agricultura familiar do estado de Goiás, como essa com o deputado Professor Alcides, sempre terão o nosso apoio”, afirma Rafael Gouveia, presidente da Emater.
As fábricas móveis foram adquiridas por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Professor Alcides e teve custo total de mais de R$ 2 milhões de reais. Cada kit tem capacidade média de processamento de 600 quilos de farinha por dia.
Conhecidas por casas de farinha e goma, os equipamentos serão usados para o processamento da mandioca e possuem componentes como reboque plataforma, lavador e descascador, prensa hidráulica, fornalha mecanizada, extrator de goma e peneira.
Os municípios beneficiados com a entrega de fábricas móveis de farinha e goma são: Porangatu, Teresina, Orizona, Nova Crixás, Silvânia, Aloândia, Vicentinópolis, Pires do Rio, Chapadão do Céu, Pontalina, Niquelândia e Professor Jamil. Cada município receberá uma casa de farinha e goma, à exceção de Professor Jamil, que receberá duas.