Por meio da atuação de contadores goianos, Goiás é primeiro lugar no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal dos Estados
Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) celebra o resultado e reconhecimento pelo trabalho contábil goiano. Além do êxito estadual, Goiânia conquistou o terceiro lugar no ranking de capitais com maior evolução em um ano e Rio Quente foi o primeiro município goiano a receber nota A, ocupando o 137º a nível nacional
Por meio da atuação dos contadores do Estado, Goiás conquistou o primeiro lugar no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal dos Estados, com pontuação de 99,46%. Além disso, Goiás recebeu nota A no indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (ICF) no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).
Goiânia também obteve um lugar de destaque, ocupando o terceiro lugar no ranking de capitais que tiveram a maior evolução no período de um ano. As conquistas para a classe contábil e a sociedade como um todo foram divulgadas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Fazenda, e publicada nesta quarta-feira (16/08) no Diário Oficial da União.
Os dados avaliados na edição divulgada são referentes a 2022, mas se comparados ao ano de 2021, Goiás subiu quatro colocações na classificação que avalia a transparência contábil e fiscal dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, considera que esse avanço é uma grande evolução que evidencia a excelência do trabalho do profissional da contabilidade frente às demandas sociais.
“Esses números e a colocação de Goiás e da capital são apenas mais uma prova de que a classe contábil está trabalhando incansavelmente para cumprir com as obrigações no âmbito econômico, prezando pela transparência de informações contábeis e assertividade nos dados. Essa conquista nos mostra que os serviços exercidos até aqui foram realizados com excelência e comprometimento”, ressaltou Hummel.
Em relação aos acertos na verificação realizada pela STN, Goiás foi o estado que teve o maior percentual de acertos. A STN é responsável por avaliar e classificar a precisão, integridade, qualidade e consistência das informações prestadas ao Tesouro Nacional, por meio do Siconfi. Com isso, os entes federativos recebem notas e, assim como é o caso de Goiás, aqueles que cumprem mais de 95% das verificações recebem nota A.
Ranking – O objetivo do ranking é fomentar a transparência e a melhoria da qualidade das informações enviadas pelos entes da federação do Sistema de Informações. O avanço de Goiás foi extremamente relevante frente às edições anteriores.
Em 2020, a primeira edição a qual levou em consideração dados de 2019, o estado goiano ficou em 19ª posição, com 85,4% de acertos. Em 2021, em 7º lugar com 92,9%. Já em 2022, subiu para a 5ª colocação, com 96,4%, recebendo nota A pela primeira vez.
Segundo Sucena, esse resultado reflete na responsabilidade fiscal do contador com a sociedade. “O CRCGO, a casa do contador, tem como pilar o respeito com o fisco e a transparência com as informações. Então, esses resultados são reflexo do trabalho que exercemos diariamente. Com isso, nós como Conselho temos a obrigação de lutar pelas melhores condições de ambiente de negócios e trabalho para que nossos contadores atendam a todas as necessidades do Estado”, afirmou.
O coordenador da Comissão Permanente de Estudos e Desenvolvimento da Contabilidade Pública do CRCGO e superintendente Central de Contabilidade da Secretaria de Estado da Economia do Estado de Goiás, Ricardo Borges Rezende, celebrou as conquistas e afirmou que esse feito foi possível graças aos profissionais contábeis goianos. “Esse resultado da melhoria da qualidade da informação é fruto de um trabalho muito sério que as contadorias precisam fazer, mas destacando também a necessidade do patrocínio dos gestores, prefeito e governador. Outro destaque importante é que essas informações geradas com qualidade são utilizadas para a realização das políticas públicas e atendimento de nossa sociedade. Portanto, esse é um trabalho que demanda sistema, qualidade da informação e capacitação dos contadores, que é algo que o CRCGO busca sempre investir”, pontuou.
Para o Secretário Municipal de Finanças, Vinicius Henrique Alves, esse é um resultado que deixa toda a equipe orgulhosa. “A evolução de Goiânia nesse ranking foi graças ao desempenho e agilidade dos servidores da superintendência de contabilidade da Sefin que são bastante qualificados. A meta é estruturar o sistema tecnológico, tornando a geração de informações contábeis mais seguras e confiáveis, garantindo a transparência exigida pela legislação”, ressaltou.
Esse desempenho facilita o relacionamento da Prefeitura de Goiânia junto à Secretaria do Tesouro Nacional, principalmente para contratação de operações de crédito. O Superintendente de Contabilidade da Sefin, Jânio Marques também comemorou e agradeceu o esforço e compromisso de todos os envolvidos. “A ótima pontuação que Goiânia recebeu este ano, décima posição, é resultado de um trabalho em equipe, de muito esforço diante de tantas dificuldades. Esse resultado com certeza dá mais transparência e credibilidade para a cidade”, destacou, complementando que esse reconhecimento reforça o valor da dedicação e renova as forças para os novos desafios.
Rio Quente é destaque
O município goiano de Rio Quente, localizado em Caldas Novas, também foi destaque no ranking publicado pelo Diário da União. A cidade obteve nota A, sendo a primeira localidade goiana a obter a pontuação, ocupando a 137ª posição entre todos os municípios brasileiros.
De acordo com a membra da Comissão de Integração das Organizações Contábeis da Área Pública do CRCGO e Secretária de Finanças de Caldas Novas, Gisele Alves Costa de Oliveira, Rio Quente vem se destacando e evoluindo cada vez mais ao longo dos anos. “Este excelente resultado evidencia o compromisso da gestão em gerar informações confiáveis e de qualidade. Essa evolução e conquista demonstram o excelente trabalho dos profissionais e servidores envolvidos no processo”, afirmou.
Gisele Alves ainda relatou que Rio Quente tem uma equipe de contadores que trabalha de forma planejada, estabelecendo critérios e regras mensais de conferências. “Esse processo é organizado por meio de um check-list e colaborou para o atingimento desta grande conquista. Além disso, ao trabalho do CRCGO que sempre se coloca a disposição para auxiliar no que for preciso”, finalizou.