Ao lado de Lula e Flávio Dino, Vilmar Mariano assina ato que destina recursos para segurança nas escolas

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, assinou na manhã desta sexta-feira, 21, o Termo de Pactuação para repasse de recursos do Programa Nacional de Segurança nas Escolas do Governo Federal. Vilmar foi o representante dos municípios brasileiros e assinou o termo ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. O evento ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília.

O ato ocorreu durante o lançamento do Programa Ação na Segurança Pública (PAS) com diversos atos para melhorar a segurança pública no país. A solenidade contou com a presença de governadores, prefeitos, ministros e congressistas. Na ocasião, o presidente Lula afirmou diretamente ao Prefeito Vilmar Mariano que vai ajudar Aparecida de Goiânia com mais recursos para a segurança e outras áreas.

Vilmar Mariano estava acompanhado pelo vereador Willian Panda (PSB) e dos secretários Einstein Paniago (Fazenda) e Tales de Castro (Segurança Pública).

“Muito feliz em vir a Brasília hoje para uma ação tão importante para a nossa segurança pública. O investimento na proteção das nossas escolas é a garantia de que o governo federal está olhando para os municípios. Em Aparecida nossa Guarda Municipal trabalha com eficiência e em parceria com todas as forças de segurança para dar tranquilidade às nossas crianças, aos professores e aos pais”, frisa o Prefeito Vilmar Mariano.

Além da destinação de recursos para o combate à violência nas escolas, o ato apresentou projetos de leis e decretos que visam a valorização da classe militar, adequação da legislação para porte e posse de armas, bem como a estruturação de novos programas de segurança pública para as cidades e para a Amazônia.

Dentro do Ministério da Justiça Aparecida conta com o apoio importante do Secretário de Assuntos Legislativos e ex-deputado federal, Elias Vaz. O secretário tem boa relação com a cidade e indicou o secretário de Segurança Pública de Aparecida, Tales de Castro, e o objetivo é de que a prefeitura e o governo federal desenvolvam diversos projetos pilotos na área da segurança. Duas semanas depois da posse, o prefeito foi convidado a participar deste importante evento do Ministério em Brasília.

O secretário de Segurança Pública de Aparecida, Tales de Castro, avalia que os investimentos oriundo do ato desta sexta devem fortalecer os programas de segurança e paz nas escolas. “É uma série de investimentos que vão dar celeridade ao nosso trabalho à frente da Secretaria, fortalecendo a rede de proteção às unidades educacionais da nossa cidade. Há também a união da cultura e da segurança pública, para mudar os paradigmas de violência por meio da educação e da cultura”, comentou o secretário.

Hoje o projeto Escola Segura, lançado em abril pelo Governo Federal, recebeu investimento de R$ 170 milhões, oriundos do Fundo de Segurança Pública do país. O recurso deve financiar cursos de capacitação em segurança para profissionais da segurança, cursos que promovem o acolhimento, escuta ativa e encaminhamento para a rede de proteção às crianças e adolescentes, pesquisas e diagnósticos, rondas escolares nas escolas públicas e fortalecimento da investigação e monitoramento cibernéticos.

“Um presidente não pode governar sem levar em conta a importância das prefeituras. É nas cidades que estão os problemas primários das pessoas. Se nós queremos investir em segurança, é preciso encontrar um jeito de fazer com que as prefeituras participem, e é dever investir nas polícias municipais para coibir as práticas de violência. A união de forças vai diminuir a violência neste país”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Outro ponto importante que deve beneficiar Aparecida foi a assinatura do edital de chamamento público para seleção de projetos que visam fomentar manifestações culturais em locais com altos índices de violência e vulnerabilidade social. O programa visa diminuir a criminalidade por meio do acesso à cultura.

O ministro de Segurança Pública, Flávio Dino, ressaltou a importância dos investimentos na segurança pública para garantir a integridade de crianças e adolescentes. “Hoje o Presidente Lula está sinalizando e concretizando a segurança pública nas cidades do nosso país. O Estado brasileiro tem de chegar perto das pessoas que precisam. Com os decretos de hoje nós vamos salvar mulheres, crianças e adolescentes deste Brasil. As armas vão para as mãos certas, para que haja segurança pública de qualidade no nosso país”, finalizou.

Aparecida mantém escolas seguras

Desde abril, Aparecida de Goiânia tem mantido nos 94 centros educacionais da cidade a presença constante da Guarda Civil Municipal (GCM) para garantir a segurança das crianças da cidade. Foi implantado pelo Prefeito Vilmar Mariano o Comitê da Paz, reunindo instituições para garantir a paz nas escolas.

Todas as escolas e Cmeis de Aparecida já contam com videomonitoramento interno e externo. As 650 câmeras de ruas foram estrategicamente instaladas nas portas das escolas públicas. “A Secretaria Municipal de Educação já tem visto resultados positivos com o videomonitoramento, que conta com 1,5 mil câmeras de segurança e coibiu os atos de vandalismos e furtos que ocorriam, o que trouxe mais segurança para alunos e servidores”, comentou o secretário de Educação professor Divino Gustavo.

Outras ações que o município já vem executando para promover a segurança de alunos, servidores e pais é o videomonitoramento, que está em funcionamento desde o mês de março de 2022. Ao todo, as 94 unidades de ensino contam com mais de 1,5 mil câmeras de vigilância distribuídas em pontos estratégicos, dentro e fora das unidades.

A Rede Municipal vem desenvolvendo também atividades de cunho pedagógico no sentido de sensibilizar e conscientizar o público de alunos, a fim de combater o ciclo da violência que está em evidência no país nos últimos tempos. Estão sendo realizadas nas unidades escolares diversas ações, que envolvem palestras e rodas de conversa com profissionais capacitados debatendo temas como cyberbullying, violência doméstica e sexual, problemas de depressão e ansiedade, entre outros.

“Com o investimento do Governo Federal vamos conseguir aprimorar ainda mais nossos programas de segurança nas escolas. Garantir a tranquilidade para crianças e para os pais é o caminho para uma educação de qualidade no nosso município”, pontua o Prefeito Vilmar Mariano.

Previous Article
Next Article