Partiu Araguaia, mas sem descuidar da saúde da pele

Nas praias de água doce dos goianos ou em qualquer outra praia do litoral brasileiro, os cuidados são os mesmo segundo explica dermatologista, mas não menos importantes

É férias? Partiu Araguaia. Quem é goiano sabe muito bem o significado e o valor dessa expressão. De acordo com estimativas do governo estadual, para este ano de 2023 são esperados mais de um milhão de turistas, entre junho e julho, nos municípios goianos que integram a região do Rio Araguaia. Para os goianos a temporada do Araguaia é sinônimo de férias em família, música, acampamentos, pescaria, belas praias fluviais, e claro, muito sol para bronzear.

Mas o mesmo sol que dá aquele belo bronzeado e abastece nosso organismo com vitamina D, se em excesso, pode trazer sérios riscos à saúde da nossa pele. A dermatologista Louise Rabahi, umas das várias especialistas que atende no centro clínico do Órion Complex, em Goiânia, explica que “a exposição ao sol, além de queimar a pele, aumenta a chance de câncer de pele no futuro. Por isso, é importante o uso de protetor solar, que deve ser reaplicando a cada três horas ou imediatamente após a pessoa molhar ou suar muito”.

Além do sol, outro elemento da natureza muito presente nas férias, sejam elas nas praias de água doce dos goianos ou em qualquer outra praia do litoral brasileiro, é a areia que também pode trazer problemas para saúde, se não forem tomados os devidos cuidados. “Um dos problemas mais recorrentes em relação à areia é a transmissão do bicho geográfico (Larva migrans cutânea). O ideal é sempre andar pelas praias calçado”, recomenda a médica, lembrando que não é aconselhável permanecer com as roupas de banho molhadas por muito tempo. “Pode gerar o surgimento de micoses, como a candidíase”.

Kit de cuidados
E para quem curte postar aquela foto bonita nas praias do Araguaia, obviamente, não vai descuidar do visual. Por isso, a dermatologia Louise Rabahi dá dicas sobre o cuidado com os cabelos, que também sofrem com a exposição solar e banhos em excesso. “Deve-se sempre retirar a água do mar e do rio do cabelo, além de passar um creme de hidratação ou de pentear”, detalha Louise Rabahi, que recomenda levar um kit de cuidados essenciais ao viajar para esses lugares. “É necessário ter protetor solar, repelente, álcool gel, bandagem adesiva para curativos e hidratante corporal”, sugere.

Esse itens são ainda mais importantes se a viagem for com bebês e crianças, que precisam de cuidado redobrado. O principal deles é manter a criançada sempre bem hidratada, com muito consumo de água e sucos, de preferência naturais. Frutas como melancia, laranja, melão e abacaxi também auxiliam na hidratação e por isso podem ser dadas à vontade. Ela explica que com os pequenos os cuidados com a pele precisam ser ainda maiores. “Além do filtro solar, é muito importante manter a criança na sombra e também usar sempre repelentes. Por serem crianças, podem desidratar ou terem insolação mais facilmente. São também mais propensos à picadas por insetos se não tiver a proteção adequada”, orienta.

 

Previous Article
Next Article