Parque em Goiânia promove qualidade de vida através da prática de esportes e integração com a natureza

De acordo com o IBGE, Goiânia é uma das cidades com maior área verde do Brasil, com cerca de 89,5% de espaço arborizado. Os parques compõem esse percentual e, mais que trazer benefícios ambientais, trazem também a qualidade de vida da população, seja através do lazer, seja através do incentivo à prática de esportes com um espaço apropriado. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Sport Track, o interesse pela prática de esportes ao ar livre cresceu mesmo após a pandemia, visto que 39% do público consultado afirma ter iniciado a se exercitar assim no novo período.

O parque Buritis Sebastião Júlio Aguiar, situado no Eldorado Parque Bairro Pleno, é exemplo. Em conjunto com a prefeitura de Goiânia, o grupo empreendedor formado pela CMO Construtora, Dinâmica Engenharia, Engel Engenharia e Tropical Urbanismo, concluiu a entrega do parque em 2022, com área total de 103 mil metros quadrados. O espaço, além de um lago, abriga três núcleos voltados ao lazer e à prática de exercícios físicos. Esses ambientes vêm se tornando cada vez mais frequentados pelos moradores da região, utilizado como uma alternativa à rotina das academias.

Ronésio Cesário, visitante do parque que pratica atividades físicas diariamente, relata sua experiência com os benefícios que o novo espaço de convivência trouxe. “A área preservada atrai muitos animais, direto vejo uns micos por aí. Já trouxe parentes de outra cidade para conhecer e fazer caminhada comigo. Sobre a caminhada, faço uma média de 6km de por dia, e ainda vejo a galera usando bastante os equipamentos. Eles são bons para variar um pouco da caminhada, fora da academia.”

Jesiel Gomes, outro frequentador do parque Buritis Sebastião, também usufrui da estrutura diariamente para caminhada, e testemunha com cada vez mais vivacidade os benefícios da prática de esportes. “Eu gosto muito da caminhada, comecei a caminhar quando o parque ficou pronto e perdi 5 kg. Eu já estava chegando na obesidade e consegui contornar esse problema.”

Lucas Rabelo esclarece que os benefícios da prática de atividade física ao ar livre vão muito além do emagrecimento. “Quando você se exercita num parque, o seu corpo produz hormônios bons, como adrenalina, serotonina, dopamina, melatonina. Isso melhora a condição cardiorrespiratória, a condição muscular, o sono e até a vontade de continuar se exercitando”

Ele acrescenta ainda que a prática de atividades ao ar livre é uma boa alternativa para quem não gosta do ambiente de academia. “Muitas vezes a pessoa se sente desconfortável de estar ali ou acha monótono os exercícios repetitivos feitos numa academia”, afirma o personal.

 

Previous Article
Next Article