Operação da PCGO combate o armazenamento ilegal de embalagens de agrotóxicos em Caiapônia
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR), com apoio da Delegacia de Polícia de Caiapônia, deflagrou, na manhã desta sexta-feira (23), a Operação Tóxico, para o cumprimento de mandado de busca e apreensão em decorrência das investigações que apuram o crime de armazenamento ilegal de embalagens de agrotóxicos. A operação também teve apoio de fiscais da Agrodefesa. O mandado de busca foi cumprido em Caiapônia.
Apurou-se que um galpão era utilizado para acondicionar ilegalmente embalagens de agrotóxicos em descumprimento às exigências estabelecidas na legislação pertinente, crime previsto no artigo 15 da Lei nº 7.802, com pena de reclusão, de 2 a 4 anos, além de multa. Os policiais se depararam com os produtos perigosos armazenados irregularmente, oferecendo riscos de contaminação ambiental e humana. Também não havia rótulos de riscos no local, nem placas de advertência, contrariando as normas técnicas e a legislação ambiental, bem como a bula dos próprios produtos.
Foi feita a apreensão de 60 fardos de embalagens de agrotóxicos prensadas prontas para o transporte, diversas embalagens de agrotóxicos vazias, bem como de um caminhão Mercedes avaliado em mais de R$ 200 mil.