Crianças participam de atividade lúdica sobre importância da doação de sangue
Crianças de escolas pública e privadas em Goiânia começaram o mês de junho conversando de maneira lúdica sobre um assunto importante. A convite da Rede Estadual de Hemocentros – Rede Hemo, os personagens Mônica e Cebolinha visitaram quatro unidades de ensino nesta quinta-feira (1º). Eles entregaram para cada criança um gibi que tem uma história pra lá de divertida. Seu Cebola, pai do Cebolinha, vira doador de sangue e a turma passa a acreditar que o pai do amigo é um herói, porque cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, e a mensagem da história e que todos podemos ser heróis.
A cada visita da turma da Rede Hemo e dos personagens a alegria era garantida. As crianças ficaram animadas e tiraram suas dúvidas sobre quem pode doar, com quantos anos podem começar e se a pessoa que doa sangue sente dor. Tiveram até o que disseram ter medo da agulha, mas se comprometeram a replicar a história para seus pais, avós e tios para convencer o maior número de pessoas a participarem da rede de doação. Maria Sofia Apolinário Neves, de 9 anos, é aluna da Escola Caminhos Brilhantes. Ela disse que não vê a hora de ser uma heroína e disse bem forte: “Sou uma doadora do futuro!”
A Rede Hemo mantém o Programa Doador do Futuro, que promove ações pedagógicas de incentivo à doação voluntária de sangue, desde a infância. Nos encontros ocorreram palestra lúdica sobre o assunto com a enfermeira do Hemocentro Coordenador, Vívian Vieira Dourado. Também foram entregues a cartilha educativa – “Pai Herói”, em formato de gibi da Turma da Mônica, produzida pelo Ministério da Saúde. O objetivo é envolver os alunos, a comunidade escolar, pais e responsáveis, para, de forma lúdica, promover a conscientização da importância da doação de sangue e também do cadastro para doação de medula óssea.
A ação acontece dentro da campanha Junho Vermelho, que é um mês de comemorações na Rede Hemo para chamar a atenção para a importância do ato. Foram visitadas nesta quinta: a Escola Municipal Vitor Hugo Ludwig, Escola Caminhos Brilhantes, Escola Vivenciar e Externato São José. Diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart reforça que abordar o tema desde a infância é fundamental. “Ainda existem muitos mitos sobre o procedimento, então o conhecimento precisa ser disseminado desde cedo, para que no futuro tenhamos mais pessoas envolvidas com essa causa. As crianças aprendem e compartilham com os pais, amigos, vizinhos, assim, geramos uma corrente positiva, aumentando o engajamento. Com essa ação, nós estamos plantando boas sementes.”
Programa Doador do Futuro
Instituído em 1º de abril de 2022, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), o Programa Doador do Futuro faz parte dos Programas Estaduais de Incentivo à Doação de Sangue Voluntária, que prevê ações pedagógicas em escolas e entidades educacionais. As atividades regulares envolvem alunos e família, com intuito de formar cidadãos conscientes e multiplicadores da cultura da doação de sangue e medula óssea.