28 de maio: ONG Plan International Brasil promove ações com foco na dignidade menstrual

Está chegando o 28 de maio, Dia Internacional da Higiene Menstrual, uma data que prioriza os debates sobre os estigmas relacionados à menstruação e a busca pela dignidade menstrual, para que todas as pessoas que menstruam tenham acesso à higiene e a meios de gerenciar seus períodos menstruais. Nesse sentido, a ONG Plan International Brasil tem projetos como a Escola de Liderança para Meninas, na Bahia, e o Água, Saúde e Vida, no Maranhão. A Escola de Liderança atua em duas frentes, ambas com o patrocínio da Kimberly-Clark por meio das marcas Intimus e Neve. Já o Água, Saúde e Vida tem contribuído para a dignidade menstrual por meio da construção de poços artesianos e da revitalização e extensão de redes de abastecimento de água em comunidades que não tinham acesso à água potável.

No início deste mês, foram inaugurados cinco banheiros reformados em duas escolas públicas em Salvador e em junho serão inaugurados mais três banheiros para estudantes em Camaçari (BA). A ação promove a melhoria das instalações sanitárias e higiênicas para meninas e meninos – é sabido que muitas meninas deixam de ir à escola durante seus períodos menstruais por não terem acesso a banheiros, ou porque encontram banheiros sem portas, água ou papel. Não custa lembrar que, segundo dados do Censo Escolar 2020, mais de 4.300 escolas públicas no Brasil não oferecem banheiros à disposição de estudantes.

Segundo o estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, divulgado em 2021 pelo UNFPA em parceria com o UNICEF, 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em casa e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. Espera-se que esses números, divulgados ainda durante a pandemia, já tenham melhorado depois do anúncio do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual anunciado pelo Governo Federal em março deste ano. “A ONU reconhece, desde 2014, o direito das mulheres à higiene menstrual como uma questão de saúde pública. Isso é fundamental para trazer à tona o fato de que muitas pessoas não têm condições de vivenciar a menstruação com saúde”, afirma Ana Nery Lima, especialista em gênero e inclusão na Plan International Brasil.

Conscientização em massa

A Plan International atua para melhorar a saúde menstrual no mundo todo, inclusive para derrubar estigmas e tabus profundamente enraizados sobre a menstruação, que geram consequências de longo prazo para a saúde e o bem-estar das meninas e outras pessoas que menstruam.

Entre as ações de conscientização deste ano, a Escola de Liderança para Meninas vai distribuir cerca de 30 mil ventarolas na Arena Fonte Nova, em Salvador, para levar conhecimento sobre a importância da higiene menstrual ao público, em parceria com a marca Intimus. Em paralelo, publicações nas redes sociais da organização também vão levar informações ao público em todo o país.

Ainda no conjunto de ações do mês de maio, a Escola de Liderança para Meninas vai promover oficinas e palestras em nove comunidades de Salvador, em uma parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), disseminando informações importantes e conhecimento a cada vez mais pessoas. O projeto também vai lançar uma cartilha e um vídeo de animação voltados a profissionais da rede de Educação, enriquecendo os conteúdos que podem ser trabalhados em sala de aula.

No dia 27 de maio, 91 meninas soteropolitanas receberão seus certificados como meninas líderes. Elas participaram do curso Escola de Liderança para Meninas durante cinco meses e puderam dialogar sobre diversos temas relacionados ao protagonismo juvenil e à gestão da saúde menstrual.

 

Previous Article
Next Article