Menino comemora aniversário de 5 anos vestido de gari, e Comurg leva caminhão de coleta na porta da residência no dia do evento
O garoto Gabriel de Araújo Machado comemorou 5 anos, no último sábado (13/05), com uma festa temática de aniversário. Ele dispensou os heróis tradicionais e escolheu homenagear os trabalhadores de limpeza urbana que varrem e recolhem o lixo pela cidade. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) fez uma surpresa para ele e levou um caminhão de coleta na porta do garoto no dia da festa.
Depois que o filho falou a frase – “mamãe, quero roupinha de gari” -, começou a correria para organizar tudo. Suzi Kelly Gomes de Araújo, de 37 anos, que é costureira, comprou o tecido e logo produziu o uniforme. “Confesso que foi uma surpresa pra mim, quando ele pediu esse tema”, afirma.
Suzi Kelly explicou como nasceu o pedido especial de seu filho: “Quando via o caminhão de lixo passar ele ficava todo empolgado e pedia para ver os vídeos no YouTube de caminhões fazendo coleta”, fala. O fascínio da criança pelos profissionais garis fez com que a família começasse a comprar brinquedos que remetessem à coleta e à limpeza.
Suzi demonstra satisfação em saber que o filho tem preocupação ambiental e, apesar de ser ainda muito novo, possui sentimento de preservar a cidade limpa. “Foi um interesse que partiu dele mesmo. Acho que começou pela admiração pelo caminhão e pelo respeito pelos coletores, aí veio com a curiosidade em saber o que eles faziam”, explica.
Sempre que pode, Gabriel espera no portão o caminhão de lixo passar em frente à sua casa, cumprimenta os coletores e até dá uma forcinha aos seus ídolos. A mãe comenta que o filho já sabe fazer a separação do lixo para a coleta seletiva, e entrega pessoalmente o material aos garis.
Segundo Suzi, o filho picota papéis e outros materiais que ele considera que pode ser reaproveitável, e brinca colocando na traseira do seu caminhão de brinquedo. “Ele pega até as meias e finge que são as luvas para pegar os sacos de lixo de colocar na lixeira”, comenta a mãe.
A mãe chama Gabriel de “pequeno garizinho” e que ele vai ficar parecido com um príncipe vestido com o uniforme laranja e segurando um saco usado para colocar o lixo. Ela diz, ainda, que a festa de aniversário, além de contar com o garoto vestido de gari, vai ser decorada com balões com as mesmas cores do uniforme usado. “No bolo, ao lado da vela, vai ter um caminhão e lixeiras de papel”, diz.
Ao ser questionado sobre qual profissão quer ser quando crescer, Gabriel dá a resposta com um sorriso no rosto: “Eu quero correr atrás do caminhão de lixo”.