Gustavo Sebba quer estimular ingresso no ensino superior de estudantes residentes em Goiás

Tramita na Alego a sugestão de criar um bônus, na pontuação de processos seletivos para ingressos nas instituições de ensino superior (IES) goianas, para os candidatos que residem no estado. Assinada por Gustavo Sebba (PSDB), a iniciativa prevê um acréscimo de percentual na pontuação geral obtida na nota final, com critérios a serem definidos pelas próprias IES.

O objetivo do projeto de lei nº 172/23 é fomentar o ingresso de candidatos que possuem domicilio em Goiás. De acordo com o deputado, seria uma forma de facilitar o acesso à formação superior por populações interioranas.

Com a implantação do Sistema de Seleção Unificada (SISU), estudantes de todo o Brasil passaram a ter condições de concorrer a vagas em todas as instituições federais de ensino superior pelo país. Entretanto, o propositor explica que, apesar de o SISU ter tornado os processos seletivos mais democráticos, acabou resultando também na elitização de cursos mais concorridos, muitos deles ofertados em cidades no interior.

“Diante desse fenômeno, inúmeras instituições passaram a adotar ações de estímulo à ocupação de vagas para os moradores das regiões em que são ofertados os cursos”, afirma Sebba, na justificativa. E completa: “Além disso, pesquisas demonstram que a maior porcentagem de alunos vindos de outros estados proporciona grande evasão universitária,pois acabam pedindo transferência para suas cidades de origem e dispersão de profissionais depois de formados”.

A sugestão de bônus regional está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e aguarda relatório do deputado Veter Martins (Patriota). (Agência Assembleia de Notícias)

Previous Article
Next Article