Jogador catalano assina contrato com o Corinthians
Contribuir para transformar positivamente as comunidades locais: essa é uma das premissas da atuação da CMOC Brasil. Um dos resultados do esforço da companhia é a revelação de Matheus Roger, de 18 anos, participante de um dos projetos assistidos pela empresa. Na última semana, o jovem nascido em Catalão assinou contrato com o Corinthians e já está na capital paulista treinando com a base do clube.
O talento de Matheus Roger foi descoberto e lapidado na Abecat – Associação Beneficente e Esportiva Catalana e Ouvidorense. O projeto tem atendido crianças e adolescentes nas cidades de Catalão e Ouvidor, em Goiás, e recebe incentivo da CMOC Brasil pelo terceiro ano consecutivo.
“Com apoio da CMOC, o projeto da Abecat foi muito importante para mim e para a minha família. A partir dele, aprendi técnicas, tive acesso à academia e aos fundamentos do jogo. Assim como aconteceu comigo, o projeto pode ajudar crianças e adolescentes carentes a terem também chances no futebol nacional. Eu não estaria onde estou sem todo esse apoio. Sou muito grato, pois estou me destacando em um dos times mais prestigiados no Brasil!”, celebra Matheus.
O mesmo projeto já revelou a estudante Andressa Bastos da Silva Machado, de 14 anos, também nascida na cidade. Além de ser selecionada para o time de base do Santos, ela inspirou a criação de projeto de futebol só para garotas “Futebol Delas” – que também é apoiado pela CMOC, via Fundo da Criança e do Adolescente, e terá início ainda neste primeiro semestre de 2023.
“A CMOC acredita no poder transformador do esporte para o desenvolvimento de uma série de habilidades comportamentais que contribuirão para o futuro dos jovens. Por isso, investe em projetos que incentivam a inclusão social e o desenvolvimento da juventude. Estamos muito felizes em ver o sucesso do projeto Abecat, pela contratação do Matheus e vibrantes com a possibilidade dar continuidade a incentivos como este para ajudarmos na valorização de mais talentos locais”, disse Lisiane Feltraco, coordenadora de Gestão Social da CMOC.
A CMOC Brasil, um dos principais players de nióbio e fosfatos do mercado global, destinou mais de R$ 11,2 milhões para custear 43 iniciativas que serão realizadas ao longo do ano. Os investimentos estão sendo destinados com intuito de fortalecer seus pilares através de práticas mais sustentáveis e, sobretudo, do relacionamento com as comunidades.
Além do projeto “Futebol Delas”, a Abecat desenvolve outro projeto de Futebol que atende mais de 400 crianças e jovens, via Lei de Incentivo ao Esporte, e é um dos 43 projetos apoiados pela CMOC Brasil, que são voltados para capacitação no esporte, música, inovação, tecnologia e/ou fortalecimento da educação, consciência ambiental e promoção da diversidade e inclusão. As iniciativas selecionadas têm propósitos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas e potencial de geração de impacto positivo na comunidade, seja na área urbana ou na comunidade rural.
Sobre a CMOC Brasil – A CMOC Brasil atua no segmento de mineração e beneficiamento de nióbio e fosfatos. A empresa é a segunda maior produtora de nióbio do mundo e está entre as maiores fornecedoras de fertilizantes fosfatados do Brasil. A companhia gera 4,5 mil empregos em suas três plantas industriais e duas minas no país. Ciente de sua responsabilidade social, desenvolve importantes iniciativas em educação, saúde e apoio comunitário nas regiões do entorno de suas operações.