A maioria da população não faz check-up com regularidade

A palavra check-up significa checar, avaliar e na medicina é usado para designar uma avaliação médica de rotina, associado a exames específicos de acordo com idade, sexo e histórico pessoal e familiar do paciente. Segundo a endocrinologista Marilia Barbosa do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, “muitas pessoas não sabem a importância de fazer um check-up que é uma medicina de prevenção, pois ele nos ajuda a descobrir doenças que poderiam facilmente preveni-las”, avalia. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE, 76 % da população brasileira não realiza regularmente uma avaliação médica individualizada, o check-up, o que pode agravar doenças que quando se percebe algum sintoma já estão em estado avançado, alerta a Dra. Marilia.

“Muitas pessoas pensam, por que fazer exames se não estou sentindo nada? E ainda outras, se procurar posso encontrar algo, como se assim fugisse da doença, mas é assim que pode evitar muitos problemas” alerta a especialista do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica.

O check-up é um atendimento individualizado onde o médico avalia a situação de cada paciente, com sua característica de vida, histórico pessoal e familiar, acompanhado de exames de diagnóstico específicos para cada caso, porém os exames como o hemograma completo para avaliação da glicemia, colesterol, também avaliação hepática do fígado, eletrocardiograma são principais. Então com a avaliação do paciente vai se investigando mais a fundo outros órgãos. “Quero lembrar que em cada fase da vida deve-se fazer este acompanhamento. Do recém-nascido ao idoso, nós precisamos fazer a triagem, ou seja fazer o acompanhamento, uma avaliação especializada para garantir a saúde e a harmonia de todas nossas funções físicas”.

O cuidar da saúde inclui uma avaliação periódica. Não deixar para depois, cuidar da saúde é muito importante estar atento na prevenção, na medicina preventiva. Se há doenças na família como diabetes e várias outras doenças é necessário estar muito atento pois muitas doenças estão na cadeia genética, “por isso quanto antes descobrir pode se evitar muitas consequências e sequelas, evitando o avanço e maiores gravidades para o paciente, incluindo até mesmo a cura, como a obesidade que envolve múltiplos profissionais pode ser controlada,” ressalta a Dra. Marilia Barbosa.

Mesmo com a correria do cotidiano vale a pena parar e buscar se cuidar melhor em cada etapa da vida. É necessário acompanhar com um médico como está o funcionamento do seu corpo para que mesmo realizando algum tratamento se tenha qualidade de vida no presente e no futuro.

Previous Article
Next Article