Quatro cidades turísticas goianas se classificam para segunda fase do Programa Futuro do Brasil
As cidades de Pirenópolis, Trindade, Alto Paraíso de Goiás e cidade de Goiás estão classificadas para a segunda fase do Programa Futuro do Brasil. A iniciativa tem como objetivo apoiar o fortalecimento e a consolidação da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) no país e, através disso, facilitar a interação e integração dos visitantes, antes, durante e depois de suas viagens. A realização do projeto é feita pelo Sebrae em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Conforme o edital, o programa irá selecionar dez destinos turísticos brasileiros para receberem um assessoramento, que ajudará na elaboração e implementação de ações-chave para sua consolidação como destinos turísticos inteligentes. Entre os vencedores estarão dois destinos turísticos de cada região brasileira e de variados portes: pequeno (população estimada em até 50 mil habitantes), médio (até 100 mil habitantes) e grande (acima de 100 mil habitantes). A previsão é que o resultado final seja divulgado até a primeira quinzena de março.
A gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho, está confiante que as duas cidades que vão representar a Região Centro-Oeste serão goianas. “Todas elas têm grandes chances de serem classificadas, pois apresentam bom grau de maturidade. A cidade de Alto Paraíso de Goiás, por exemplo, é internacionalmente reconhecida pelos aspectos singulares de sua natureza e patrimônio imaterial que chama atenção para seu diferencial”, avalia. “Também Pirenópolis e cidade de Goiás possuem diferencial competitivo, aliando atrativos culturais e naturais em seu ‘cardápio’ turístico. Da mesma forma, Trindade se destaca sendo destino reconhecido nacionalmente pelo turismo religioso”, complementa a gestora.
Pirenópolis
A cidade de Pirenópolis recebeu esse nome em homenagem à Serra dos Pireneus, que cerca todo município. Com cerca de 25 mil habitantes, manteve conservada e intacta sua feição original e suas tradições. Por isso, atualmente tem sua economia baseada no turismo e artesanato, recebendo todos os meses cerca de 40 mil turistas, que vão em busca de paz, tranquilidade e de um contato direto com as tradições locais e o meio ambiente.
A secretária de Turismo, Vanessa Leal Adorno, diz ter enxergado a classificação da cidade no programa como uma prova de que a administração pública está no caminho certo para tornar o turismo local inovador e sustentável. “Pensar em desenvolvimento turístico sem pensar em tecnologia e inovação é impossível. Por isso, ter um programa como esse é um verdadeiro presente para o país”, afirma.
Trindade
Com quase 150 mil habitantes, Trindade está atualmente em terceiro lugar no ranking dos polos confeccionistas do estado. Apesar disso, é comum ouvir que o município nasceu a partir do encontro entre a fé e a devoção, já que recebe todos os anos quase 3 milhões de pessoas durante a Festa do Divino Pai Eterno.
O secretário de Turismo, Warley Lopes Vieira, explica que o objetivo da prefeitura é, nos próximos dez anos impulsionar o crescimento do município principalmente na área de infraestrutura de forma a atender bem tanto a comunidade local, quanto aos romeiros do Pai Eterno. Ele afirma que recebeu a notícia da classificação de Trindade no programa com muita alegria.
“Essa iniciativa pode ajudar nossa administração pública de várias formas, nos qualificando e tornando nossa cidade mais sustentável, mais ecologicamente correta, tecnologicamente correta e mais acessível”, se orgulha.
Alto Paraíso de Goiás
Portador do título da Unesco de Patrimônio da Humanidade, Alto Paraíso de Goiás recebe turistas do mundo inteiro. Alguns, atraídos pela beleza do lugar, optam por viver no município que possui significativa população flutuante. A diversidade cultural em meio à natureza, simplicidade e cenários exuberantes, fazem da cidade um lugar mágico com mais de 120 cachoeiras catalogadas de diversos tamanhos e águas cristalinas de variadas cores. Lugar de ecoturismo e esportes para quem quer se aventurar.
A secretária de Turismo, Melissa Viana, afirma que o turismo, junto com o agronegócio, são as principais economias do município. Portanto, a classificação para o programa Futuro do Brasil foi recebida com entusiasmo. “Sabemos a importância de fazer parte dessa seleção. Programas como esse ajudam os municípios que têm vocação turística a se projetar, auxiliam no desenvolvimento das suas capacidades e fortalecem as ações que precisam ser realizadas para melhoria do destino”.
Cidade de Goiás
Conhecida carinhosamente pelo nome de Goiás Velho, a antiga capital do estado foi fundada em 1727, no Ciclo do Ouro, e retrata o período colonial brasileiro de uma maneira muito particular, razão pela qual foi reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco em 2001. O traçado urbano, a arquitetura vernacular e o cenário paisagístico, singularmente belo, permite ao visitante uma viagem ao tempo do Brasil Colônia. Por esse motivo, a cidade de Goiás se destaca como um dos mais importantes destinos turísticos do coração do Brasil.
O secretário de Turismo, Rodrigo Borges Santana, destaca que um dos maiores esforços da administração pública é melhorar a legislação para continuar preservando os sítios históricos e assegurar proteção aos morros e serras do entorno da região. “Nos últimos anos a cidade vem implementando uma série de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do turismo de forma responsável e sustentável. Recebemos a notícia de classificação com muito bons olhos, estamos muito felizes”.