Pagamento de matrícula escolar através de permuta vira tendência, em Goiás
No início do ano, as despesas extras vêm como uma avalanche. IPTU, IPVA, matrícula e compra de material escolar estão entre os principais compromissos que constam do planejamento orçamentário das famílias, que lutam para não entrar 2023 com dívidas. Os gastos com a escola, segundo especialistas financeiros, por exemplo, representam entre 10% a 15% do orçamento da família.
Levando em consideração essa grande porcentagem, o jeito é recorrer a medidas para economizar. E uma delas são as permutas multilaterais, que consistem na troca de mercadorias, produtos ou serviços sem envolver dinheiro em espécie, utilizando geralmente uma moeda virtual equivalente ao Real. Essa ferramenta vem sendo usada por vários pais para fazer a matrícula de seus filhos em instituições de ensino.
Sérgio Aguiar Rodrigues é um deles. O empresário e proprietário de uma empresa de cartuchos para impressoras é pai de dois filhos, um de 18 anos e outro de 1 ano e 8 meses, e usou a permuta pela primeira vez para matricular seu filho mais velho no terceiro ano do Ensino Médio. “Gostei muito da experiência, já paguei todo o ano da escola do meu filho por meio das permutas, sem gastar em reais. O único valor que paguei foi só a taxa da plataforma, mas isso não influenciou, não”, explicou Sérgio, que usa a plataforma XporY.com, uma das maiores do País, com mais de 12 mil inscritos.
O empresário diz que o uso das permutas para fazer a matrícula escolar trouxe bastante benefício para ele, que tem muitos compromissos financeiros. “Um dos principais benefícios que o uso do sistema de permutas me deu foi o da possibilidade de colocar meu filho em um dos melhores colégios de Goiânia”, explicou ele destacando que, se fosse para pagar em reais, seria mais difícil.
Para Eraldo Soares Dias, professor de matemática e diretor-geral de cinco instituições de ensino em Goiás, utilizar as permutas multilaterais por meio da XporY.com para pagar matrículas se tornou algo comum em suas instituições. “Faz cinco anos que aceitamos o pagamento das matrículas, mensalidades e pacotes de cursos por meio de permutas. Atualmente, temos muitos clientes que fazem este tipo de negociação e está virando tendência”.
Eraldo comenta que enxerga várias vantagens em quem utiliza essa transação. “O sistema possibilita flexibilidade, comodidade e economia para os usuários, e para as empresas que fornecem itens para trocas, como as escolas, ajuda no fluxo de caixa, pois com o recurso que levantamos na plataforma de trocas, adquirimos outros produtos e serviços importantes para a manutenção das unidades, além de contribuir com o giro do negócio”, afirma.
Plataforma
Criada em 2014, a XporY.com é uma das maiores plataformas de permutas multilaterais do Brasil. Os inscritos trocam, diariamente, de livros a matrículas na academia, serviços de alimentação e saúde ou limpeza, por exemplo. A plataforma é a ferramenta oficial do Sebrae em permuta multilateral, tendo o foco na reativação econômica.
Segundo o sócio-fundador da empresa e especialista em economia colaborativa, Rafael Barbosa, a plataforma de troca de serviços/produtos funciona da seguinte maneira: o permutante anuncia ofertas na plataforma e a cada venda recebe pagamento do valor do produto em moeda digital, chamada X$, que tem valor equivalente ao Real (cada R$ 1,00 equivale a X$ 1,00).
Com o crédito, o usuário fica livre para adquirir qualquer produto ou serviço ofertado por membros cadastrados de qualquer segmento e localidade. A única taxa administrativa paga pelos usuários em reais é o valor de 10% das compras realizadas. Os interessados em ingressar na plataforma podem acessar o site: www.xpory.com e fazer seu cadastro gratuitamente.