Mais de 80% dos consumidores goianienses devem ir às compras neste Natal
Levantamento realizado pela CDL Goiânia aponta que roupas lideram o ranking dos principais presentes escolhidos
O Natal de 2022 deve ser movimentado no comércio de Goiânia. O apontamento é de uma sondagem realizada pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) da capital. Ao todo, 82% dos consumidores locais pretendem presentear na data – quase 1 milhão. Já o percentual de goianienses que afirmou não ir às compras (18%) indicou a falta de condições financeiras como o principal motivo para não oferecer presentes. Na comparação com o restante do país, a intenção de consumo em Goiânia superou os índices nacionais, que alcançam 73%, segundo pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).
“O Natal é a comemoração mais importante no calendário do comércio. Como o brasileiro tem a tradição de encontrar amigos e familiares e oferecer presentes a um maior número de pessoas, a data oferece grandes oportunidades para o lojista e também para o consumidor que pode aproveitar a época para ir em busca de promoções e boas negociações”, aponta o presidente da CDL Goiânia, Geovar Pereira.
Mães serão as mais presenteadas
A sondagem – que exclui a intenção de consumo do turismo de compras, comum na região da 44 – apontou as mães e madrastas como as figuras mais lembradas na hora dos presentes, com 21%. Cônjuges aparecem na sequência, com 18%, seguidos por filhos ou enteados (13%), irmãos (10%), sobrinhos ou afilhados (10%), pais ou padrastos (8%), namorados (8%) e avós (4%). Em média, os consumidores pretendem oferecer cinco presentes, com ticket médio de R$ 80,00 cada, totalizando uma movimentação de quase R$ 500 milhões no comércio de Goiânia.
Entre os itens mais lembrados para presentear estão: roupas (34%), perfumes ou cosméticos (19%), calçados (18%), brinquedos (14%), relógios, joias ou acessórios (7%), eletroeletrônicos (4%), chocolates, serviços, bebidas, lembrancinhas e móveis (1%).
Quase a metade (43%) dos participantes do levantamento informaram que, na comparação com o Natal do ano passado, investirão o mesmo valor. Já 25% vão gastar menos, 16% mais e 4% ainda não sabem. Por outro lado, independentemente do valor aplicado no presente, 88% afirmaram que irão pesquisar preços antes das compras.
Shopping será o principal local de compras
Do total de consumidores que pretendem comprar em lojas físicas (52%), os shoppings lideram o ranking como local escolhido (43%), seguido por lojas de rua (33%) e feiras (8%). Os principais diferenciais apontados para efetivação das compras foram: preço ou promoção (35%), qualidade (22%), localização (19%), atendimento (15%), variedade (5%), ambiente e estacionamento (2%).
Já no campo dos compradores do ambiente digital (48%), 32% vão buscar os presentes em sites, 28% em aplicativos, 23% em pesquisas online e 8% em redes sociais. Entre os fatores decisivos para a compra, entram na lista preço ou promoção (34%), praticidade (23%), frete grátis (21%), qualidade (12%) prazo de entrega (5%), variedade (4%) e brindes (1%).
Sobre a data de maior movimentação no comércio, os entrevistados do levantamento apontaram que os dias que vão de 11 a 17 de dezembro devem receber um número maior de compradores (36%). Outros 13% pretendem ir às compras entre os dias 18 e 23 e apenas 1% afirmou comprar na véspera.
Décimo terceiro será usado para pagamento dos presentes
Do total de respondentes da sondagem, 29% disseram que irão utilizar o 13° salário nas compras. Outros recursos serão: salário (30%) e poupança (1%). Já 3% deixarão de pagar alguma dívida para investir nos presentes.
As formas de pagamento mais mencionadas foram cartão de crédito parcelado (31%), Pix (21%), débito (20%), dinheiro (14%), cartão de crédito à vista (13%) e crediário próprio (1%).