Balé em Foco: Mostra de trabalhos sobre e para o Balé
Projeto único em Goiás, “Balé em Foco” apresenta as performances propostas por criadores/pesquisadores que fizeram parte de um longo processo de imersão nos conteúdos do Balé, com a participação de pesquisadores e docentes reconhecidos nacional e internacionalmente
No mesmo dia, será lançado o livro que deu vida ao projeto: “Pesquisas em Balé no Brasil: panoramas sobre ensino, história e cena”, organizado por Eleonora Santos e Rousejanny Ferreira
Depois de três meses de imersão em pesquisas sobre o balé e suas perspectivas educacionais e artísticas, com professores do Brasil e da América Latina, as/os participantes do projeto Balé em Foco vão compartilhar os frutos de suas criações autorais, realizadas ao longo desse processo formativo. O evento acontecerá no dia 12 de novembro, a partir das 18h, no Teatro Zabriskie (Av. Antônio Martins Borges, 121 – St. Pedro Ludovico, Goiânia). O trabalho conta com a realização do Fundo de Arte e Cultura de Goiás e a entrada é gratuita. A ação também teve o apoio da Escola do Futuro em Artes Basileu França e Centro Cultural UFG
Ao todo serão onze trabalhos que atravessam a performance, o mundo do trabalho, pedagogias e produção de material didático, ficções, autobiografias e pesquisas cênicas. Além destas partilhas, haverá também o lançamento do livro “Pesquisas em Balé no Brasil: panoramas sobre ensino, história e cena”, organizado pelas professoras Eleonora Santos e Rousejanny Ferreira.
Sobre o projeto – Balé em Foco é um projeto de formação continuada e partilha artística que mergulha em conexões com práticas somáticas, histórias, pedagogias e criação artística. É formado por jovens artistas, professores/as, pesquisadores/as e estudantes de dança interessadas/os nas diversas reflexões que atravessam o balé como campo de saber.
Nossos balés tomaram foco com cursistas de Aparecida de Goiânia (GO), Goiânia (GO), Novo Gama (DF) e Guará (DF), e ao todo foram três etapas de atividade, ao longo dos últimos meses: 1) módulos temáticos com professores convidados. As alunas puderam experimentar, debater, criar e trocar diversas estratégias sobre os diversos temas abordados; 2) criação autoral de um projeto artístico/material/pesquisa com a colaboração de um professor mediador; 3) partilha dos processos, onde todas/os compartilham seus “brotos de balé” em teatros, escolas, pontos de cultura, e outros equipamentos de educação e cultura.
Segundo a coordenadora pedagógica do projeto, Profa. Rousejanny Ferreira, que além de ser pesquisadora também é professora do curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Goiás, o projeto teve como foco as práticas somáticas, os aspectos historiográficos e os processos culturais e de criação artística para e pelo balé. Rousejanny explica como foi essa ação: “O que fizemos foi um grande encontro entre pesquisadores, professores e artistas da dança que buscam o balé enquanto campo de discussão social e artístico. Criamos um ambiente onde foi possível debater as pesquisas contemporâneas, os aspectos estéticos, gramaticais, conceituais e subversivos dessa forma de expressão cultural. Ao final, juntamos nossos achados, nesses trabalhos que serão apresentados dia 12, no Zabriskie.”
Da teoria à prática – A concepção do projeto se deu ao lado da organização do livro “Pesquisa em Balé no Brasil: panoramas sobre história, ensino e cena”, publicação da qual Eleonora Santos e Rousejanny Ferreira são organizadoras e que contou com a parceria da Editora do Instituto Federal de Goiás – IFG. Ao se dedicarem à compreensão sobre o balé, surgiu a vontade de dar corpo, realidade e concretude ao que as pesquisas reunidas no e-book propõem e instigam.
“A proposta da formação foi costurar, fortalecer e ampliar as redes de pesquisas que atravessam o balé por diferentes vieses. Acreditamos que o estado de Goiás nutre forças diversas de permanências, tradições, formações que transbordam pelo Brasil e se somam à muitas pessoas de outros estados e países, também engajadas e apaixonadas pelas discussões e possibilidades que brotam a partir do balé”, compartilha Eleonora Santos.
Balezeiras: Amanda Pathiely, Ana Carolina Bons Olhos, Andreza Rodrigues, Emily Naitê, Geórgia Castro, Hauany Aquino, Karol Ribeiro, Rita Almeida,Taís Nascimento, Thayline Muniz, Viviane Reis, Ysaias Cardoso
Professora(e)s convidadas/os: Ana Teixeira (SP), Daniela Botero (Colômbia/Brasil – BA), Jorge Alencar (BA), Luiz Fernando Bongiovanni (PR), Marina Mota (PA), Milton Kennedy (SP), Natália Samarino (MG), Neila Baldi (RS), Robson Lourenço (SP) e Rosely Conz (SP) e Rousejanny Ferreira (GO).
Orientadora(e)s convidada/os: Anna Behatriz Azevêdo, Carolina Paes de Barros, Daniela Botero, Davidson Xavier, Giovana Consorte, Fernanda Almeida, Ludmyla Marques, Rosely Conz.
Coordenação do projeto: Direção Geral: Eleonora Campos da Motta; Coordenação Pedagógica: Rousejanny Ferreira; Produção: Patrick Mendes (Jambo e Jambu Produções ).
Serviço: Balé em Foco apresenta Partilha de Processos
Data: Até 12 de novembro
Horário: 18h
Local: Teatro Zabriskie – End.: Av. Antônio Martins Borges, 121 – St. Pedro Ludovico, Goiânia – Tel.: 62 3093 5542
Gratuito