Idec vai à COP27 discutir sistemas alimentares, mobilidade e consumo sustentável

Conferência vai tratar sobre as mudanças climáticas que estão ocorrendo em todo o planeta

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) vai enviar uma delegação à COP27 (27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas). O evento vai ocorrer entre os dias 6 e 18 de novembro de 2022, em Sharm el Sheikh, no Egito.

Não é a primeira vez que o Idec participa da Conferência. Em outros anos, o Instituto representou as pessoas consumidoras brasileiras em debates que envolvem a importância de proteger o meio ambiente e a população das mudanças climáticas que já estão acontecendo no Brasil e em todo o mundo.

Este ano, a delegação do Idec vai contar com três profissionais: a coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável, Janine Coutinho; o coordenador do Programa de Mobilidade Urbana, Rafael Calabria; e o coordenador do Programa de Consumo Sustentável, Rafael Rioja Arantes.

A participação do Idec na COP27

Janine Coutinho vai participar de uma mesa no dia 11 de novembro sobre “Estratégias e adaptação para a urgente transição dos Sistemas Alimentares”. O debate vai ocorrer na manhã do Egito e vai contar também com a participação da FUA Fundo Agroecológico, WWF-Brasil, FGV, C40 Grupo Carta de Belém e Inesc.

Para a coordenadora, a discussão vai tratar de temas de extrema importância para o mundo pós-pandêmico. “O painel vai apresentar as dimensões da agricultura no Acordo de Paris em diferentes aspectos, como a questão do clima, biodiversidade e sistemas alimentares. Também vai discutir as evidências, recomendações e experiências locais dos caminhos para segurança alimentar e os impactos da mudança do clima na produção de alimentos”, conta.

Além da participação ativa nessa mesa, Coutinho também vai estar em outros eventos da COP27 entre os dias 9 e 11 de novembro.

Rafael Calabria participa pelo segundo ano da COP. Agora ele será responsável por uma mesa de debates que vai tratar sobre soluções para a crise que o transporte coletivo vive nas cidades brasileiras. No dia 17 de novembro, ele coordena a mesa “Mobilidade Sustentável e Inclusiva: como boas práticas locais podem influenciar boas ações do governo federal”.

A atividade ocorre no espaço de eventos da Brazil Climate Action Hub, organizado pela sociedade civil brasileira, às 17h30 (horário local) e 12h30 (horário de Brasília). “O debate sobre a crise do transporte é essencial, pois com a má qualidade que predomina no setor, temos uma mobilidade socialmente excludente e muito poluente. Apesar disso, existem boas práticas sendo iniciadas no Brasil e a proposta da mesa é debatê-las para ajudar a replicar os bons exemplos”, conta.

Já Rafael Arantes estará na mesa “Dietas e nutrição saudáveis no centro da transformação de Sistemas Alimentares”, que vai ocorrer na manhã do Egito do dia 10 de novembro.

Além disso, Rioja está apontado como chefe da delegação do Idec para acompanhar as duas semanas na íntegra e também participará de outros debates que vão acontecer durante a Conferência. “Além da participação ativa na programação da COP com falas, nossa delegação vai acompanhar diferentes discussões e espaços de articulação. Vamos levar contribuições temáticas do Idec para a agenda do clima e aproveitar o espaço para o fortalecimento das organizações da sociedade civil em diálogo com outros atores estratégicos, nacionais e internacionais”, afirma o coordenador do Programa de Consumo Sustentável.

Alguns dos eventos da COP27 serão transmitidos na internet, mas toda a cobertura e participação dos profissionais do Idec você acompanha pelas nossas redes sociais, site e canais de divulgação.

Previous Article
Next Article