Oficina gratuita de MÁSCARAS para teatro: Projeto AnimaGyn – INSCRIÇÕES ABERTAS
Próxima oficina do Projeto AnimaGyn será a de Máscaras, com Aline Chaves (PA)
De 17 a 29 de outubro, os fazedores de teatro de Goiânia e região metropolitana terão a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o universo das máscaras. Totalmente gratuito, o “ANIMAGYN – Programa de Formação em Teatro de Animação” oferta seu quinto módulo, cujas inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://linktr.ee/animagyn. A ministrante desta etapa, que tem duração de 40 horas, será a artista Aline Chaves, que é técnica em artes cênicas pela Escola de Teatro e Dança da UFPA e que se dedica à cenografia e construção de bonecos desde 2001.
O objetivo desta etapa é instrumentalizar potenciais atuantes na técnica de criação e construção de máscaras para teatro, apresentando leituras e conceitos sobre esse objeto, iniciando o/a participante nos princípios básicos da linguagem cênica da máscara, tratando sobre suas origens, categorias e funções. O módulo tem uma duração prolongada, justamente para garantir que haja um aprofundamento nas técnicas de criação e confecção desses instrumentos de dramaturgia.
Sobre o AnimaGyn – Segundo seus organizadores, esta é uma iniciativa inédita em Goiás, que busca descentralizar atividades de formação para o teatro, oferecendo aos/às participantes o acesso a conteúdos que nem sempre estão disponíveis, de forma presencial e em profundidade. A ideia é justamente fomentar novos caminhos para o fazer teatral, garantindo a troca de experiências com criadores e professores com vasta experiência no teatro de animação.
O público alvo do projeto são artistas e não artistas, jovens e adultos, que possuam idade acima de 15 anos, iniciantes e veteranos no campo das artes e da educação, que busquem o aprimoramento e/ou contato com uma formação complementar em artes cênicas. Pessoas interessadas no intercâmbio de informações diversas sobre o fazer teatral, temas centrais e periféricos ao teatro de animação e ao jogo do ator/animador/manipulador.
A máscara e o teatro – “A máscara surge como objeto ritualístico ainda na pré-história, representando, muitas vezes, figuras e mitos da natureza. Rituais e cerimônias religiosas utilizavam a máscara como objeto sagrado e de comunicação espiritual, em um contexto ritual a pintura facial pode, também, ser entendida como máscara ritual.
Os egípcios criavam máscaras funerárias, como a do faraó Tutankhamon, datada do século XII a.C. Na África, máscaras eram utilizadas em rituais, danças e cerimônias e constituem, de modo geral, um laço entre o mundo humano e o espiritual.
O uso da máscara como elemento cênico surgiu no teatro grego, por volta do século V a.C. O símbolo do teatro é uma alusão aos dois principais gêneros da época: a tragédia e a comédia. A primeira tratava de temas referentes à natureza humana, bem como o controle dos deuses sobre o destino dos homens, enquanto a comédia funcionava como instrumento crítico.
No Japão do século XIV, através do teatro Noh, máscaras eram utilizadas como recurso cênico, dramatúrgico e estético. A partir do século XV, a Commedia dell’arte populariza o uso da máscara através de um teatro popular, improvisado e cômico.”
Serviço:
ANIMAGYN – PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM TEATRO DE ANIMAÇÃO
MÓDULO: “MÁSCARA: MITO, RITO E ANIMAÇÃO”
DATAS: 17 a 29 de outubro de 2022
Segunda a sexta-feira, das 15h às 19h / sábado, das 09h às 13h
Local: Oficina Cultural Geppetto (R. 1013, Qd. 39, Lt. 11, 467 – St. Pedro Ludovico, Goiânia)
Informações e inscrições: https://linktr.ee/animagyn (Confira o cronograma de inscrição por módulo de atividade)